O gráfico a seguir mostra a energia potencial de dois átomos de Cl como uma função da distância entre eles. (a) Ao que corresponde uma energia nula nesse diagrama? (b) De acordo com o modelo de ligação de valência, por que a energia diminui à medida que os átomos de Cl se movem de uma grande separação para uma menor? (c) Qual é o significado da distância Cl-Cl no ponto mínimo do gráfico? (d) Por que a energia aumenta em distâncias Cl-Cl menores que o ponto mínimo do gráfico? (e) Como você pode estimar a força da ligação Cl Cl por meio dessa representação? [Seção 9.4]
Passo 1
Faaala, galera!!! Vamos pensar juntos essa questão?? Antes de tudo, reparem bem no gráfico que nos foi dado! Bom, em (a), precisamos entender o que significa uma energia nula neste diagrama. A energia nula diz que não há interação que provoque energia entre os átomos de Cloro. Em (b), conseguimos entender que, à medida que os átomos se aproximam, a interação entre eles aumenta, ou seja, vai criando maiores ligações e interações intermoleculares e intramoleculares. Por conta disso, podemos perceber que a energia tende a aumentar.
Passo 2
Em (c), nos é questionado o significado da distância Cl-Cl no ponto mínimo do gráfico. Neste momento, temos a menor quantidade de energias, sendo assim, podemos entender que é o momento em que a distância está maior, sem nenhuma interação entre os átomos de Cloro. Em (d), provamos o dito em (c), já que, em distâncias menores que o ponto mínimo, podemos dizer que há a energia de cada um dos átomos sendo considerada, sem a interação entre eles. Por fim, em (e), podemos estimar que a força da ligação Cl-Cl não é muito forte, quando comparado com outras energias, já que há queda e aumento de energia, ficando, em geral, estável.
Resposta
a) Não há interação.
b) Tende a aumentar.
c) Menor quantidade de energia.
d) Energias diferentes sendo consideradas.
e) Não muito forte.