Na hidrólise de fosfato de acetila nas condições que prevalecem no organismo, ΔG = –41 kJ·mol-1. Se a fosforilação do ácido acético (o inverso da hidrólise do fosfato de acetila) for acoplada à hidrólise do ATP em pH = 7, qual é a quantidade mínima de moléculas de ATP (em mols) que teria de ser hidrolisada para formar 1,0 mol de moléculas de fosfato de acetila pela fosforilação do ácido acético? (Veja o Exercício para mais detalhes.)
Passo 1
O exercício requer que o discente tenha resolvido a questão anterior, no entanto esse problema simplesmente requer uma avaliação da energia livre de Gibbs necessária para a reação ocorrer e pautado nisso se pode descobrir o valor em mols de ATP necessário. Lembrando que a reação nesse caso deve ser espontânea.
Passo 2
- Hidrolise da molécula de ATP do exercício 8.71
- Ao analisar a questão percebemos que para a hidrolise da molécula são necessários 30,5 kJ, esse valor tem sinal negativo, já que a reação faz o caminho oposto do que fora mencionado na questão 8.71, assim sendo e relembrando que reações de caráter espontâneo são acompanhadas por sinal negativo, se realizarmos uma soma direta dos valores, obteremos um valor positivo para energia livre. Nesse contexto são necessárias duas moléculas no mínimo para que a reação ocorra de maneira satisfatória.
Resposta
Devem ser utilizados no mínimo 2 mols de ATP