Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: 1,2-dicloro-pentano.

Passo 1

Isômeros ópticos são moléculas que não se sobrepõem, moléculas que possuem pelo menos um carbono quiral, um carbono que está ligado a quatro substituintes diferentes.

Abaixo temos um exemplo genérico de um carbono quiral:

Passo 2

Para identificarmos se a molécula é ou não um isômero óptico temos que ver se há carbonos quirais, a melhor forma de fazer isso é desenhando a estrutura da molécula.

Abaixo podemos ver a estrutura da molécula que nos foi dada:

O asterisco * é a forma universal de identificar o carbono quiral. O carbono identificado na imagem está ligado a um átomo de cloro, um propil, um hidrogênio e ao grupamento -CH2Cl.Como há um carbono quiral, a molécula é um isômero óptico.

Resposta

a molécula é um isômero óptico.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: CH3CHBrCH2CH3
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: CH3CH2CHClCH2CH3;
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: 1-bromo-2- cloro-propano.
Indique quais dentre as seguintes moléculas existem como isômero óptico e identifique os carbonos quirais: 2,3-dimetil-pentano;