Dê nomes aos seguintes, usando os compostos análogos de fósforo e enxofre como guia: (a) A s H 3 ; (b) H 2 S e ; (c)   C u 2 T e O 4 ; ( d )   C a 3 ( A s O 4 ) 2 ; (e) N a H 2 S b O 4 ; (f) B a S e O 3 .

Passo 1

  1. É importante verificar que a função inorgânica da letra a é hidreto, ou seja, o átomo de hidrogênio possui nox igual a -1, pois está ligado a um sítio metálico.
  2. Logo a nomenclatura correspondente precisa ser:

    H i d r e t o   d e   ( n o m e   d o   e l e m e n t o )

    Assim, temos:

    H i d r e t o   d e   a r s ê n i o

    Passo 2

  3. A função inorgânica é um ácido. Assim, como o ânion desse ácido está sozinho, sem oxigênio, a terminação tem que ser com -ídrico.
  4. Em H 2 S e , o selênio ( S e ), temos:

    Á c i d o   S e l e n í d r i c o

    Passo 3

  5. Em   C u 2 T e O 4 , o telúrio está no maior nível de oxidação, pois tem 1 átomo de telúrio para 4 átomos de oxigênio, logo a nomenclatura termina em -ato.
  6. Assim, temos:

    T e l u r a t o   d e   c o b r e

    Passo 4

  7. Em C a 3 ( A s O 4 ) 2 , acontece o mesmo relatado na letra (c). O arsênio está no seu maior nível de oxidação, logo a terminação da nomenclatura será -ato.
  8. Logo,

    A r s e n a t o   d e   c á l c i o

    Passo 5

  9. Em N a H 2 S b O 4 , trata-se de um sal. Assim como na letra (d). E, também, o Sb, antimônio, está no seu elevado nível de oxidação, ou seja, a terminação do nome será -ato. Isso, no ânion.
  10. No cátion temos um hidreto, em que podemos nomear de: di(pois são 2 H)-hidrogênio e sódio (nome dos elementos envolvidos).

    Assim, unindo tudo, temos:

    A n t i m o n i a t o   d e   d i - h i d r o g ê n i o   e   s ó d i o

    Passo 6

  11. Em B a S e O 3 , o selênio não está no seu elevado nível de oxidação, pois há 1 átomo de selênio para 3 átomos de oxigênio. Logo, ao nomeá-lo precisa terminar em -ito.

Assim, temos:

S e l e n i t o   d e   b á r i o

Resposta

  1. H i d r e t o   d e   a r s ê n i o
  2. Á c i d o   S e l e n í d r i c o
  3. T e l u r a t o   d e   c o b r e
  4. A r s e n a t o   d e   c á l c i o
  5. A n t i m o n i a t o   d e   d i - h i d r o g ê n i o   e   s ó d i o
  6. S e l e n i t o   d e   b á r i o
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dê nomes a cada um dos seguintes compostos orgânicos:(a) C H 3 C H 2 C H 2 C H 2 C H 2 C H 2 C H 3 (b) C H 3 C H 2 C H 3 (c) C H 3 C H 2 C H 2 C H 2 C H 3 (d) C H 3 C H 2 C H 2 C H 3
Dê o nome dos compostos: (a) C r B r 2 ∙ 6H 2 O ; (b) C o ( N O 3 ) 3 ∙ 6H 2 O ; (c) I n C l 3 ; (d) B r F ; (e) C r O 3 ; (f) C d ( N O 2 ) 2 ; (g) C a ( C l O 3 ) 2 ; (h) N i ( C l O 2 ) 2 ; (i) V 2
Você encontrou, em um almoxarifado, algumas garrafas antigas rotuladas como (a) óxido cobáltico mono-hidratado e (b) hidróxido cobaltoso. Use o Apêndice 3C como guia e escreva seus nomes modernos e fó
A distância entre dois núcleos no equilíbrio da molécula de N a C l é 0,24 n m . Se a molécula é modelada como cargas + e e – e , separadas por 0,24 n m , qual é o momento de dipolo elétrico da molécu
A energia de ligação da molécula de cloreto de potássio ( K C l ) é igual a 4,43 e V . A energia de ionização de um átomo de potássio é igual a 4,3 e V e a afinidade eletrônica do cloro é de 3,6 e V .