Enunciado
Química - Fundamentos de química analítica, Skoog- Ed: 8º - Capítulo 10.Questões e Problemas - Ex. 17
Planeje e construa uma planilha para calcular coeficientes de atividade em um formato similar ao da Tabela 10-2. Insira valores de nas células A3, A4 e A5, e assim por diante, e introduza cargas iônicas nas células B3, B4, B5 e assim por diante. Nas células C2:G2 insira os mesmos conjuntos de valores para as forças iônicas listadas na Tabela 10-2. Inclua a fórmula para os coeficientes de atividade nas células C3:G3. Assegure-se de utilizar células de referência absolutas para a força iônica em suas fórmulas para os coeficientes de atividade. Finalmente, copie as fórmulas para os coeficientes de atividade nas linhas abaixo da linha C destacando C3:G3 e arrastando o autopreenchimento. Compare os coeficientes de atividade que você calculou com aqueles contidos na Tabela 10-2. Você encontra alguma discrepância? Em caso afirmativo, explique a origem das mesmas.
Passo 1
Olá pessoal, neste exercício teremos que utilizar a planilha Excel, mas fiquem tranquilos que irei te ajudar passo a passo. Primeiramente precisaremos da Tabela 10-2 como guia:
Além disso iremos utilizar a equação de Debye-Huckel conseguimos encontrar os coeficientes de atividade:
Onde:
- coeficiente de atividade da espécie X;
- carga da espécie X;
- força iônica da solução;
- diâmetro efetivo do íon X hidratado em nanômetros.
Então vamos lá no passo a passo do enunciado do problema. Primeiramente pedem para a gente inserir os valores de nas células A3, A4 e A5, e assim por diante. Na Tabela 10-2 também conseguimos notar que cada íon está em uma linha com sua respectiva carga, então iremos inserir essas cargas iônicas nas células B3, B4, B5 e assim por diante. Sendo assim, temos o seguinte:
E no Excel ficará desta maneira:
Passo 2
Agora, nas células C2:G2 iremos inserioe os mesmos conjuntos de valores para as forças iônicas listadas na Tabela 10-2:
Então agora temos nossa planilha desta maneira:
Então agora iremos inserir a equação de Debye-Huckel na célula C3, onde iremos fixar alguns valores para depois apenas usar o autopreenchimento. Vamos lá. Tirando o log da equação, temos:
Temos o seguinte na célula C3:
Podemos observar que o valor de e da carga, nós fixamos para a linha ($A3 e $B3), já o valor da força iônica, a gente fixou para a coluna (C$2). Arrastando para direita e para baixo, conseguimos completar nossa planilha:
Como podemos observar, não tivemos discrepância, os valores encontrados estão de acordo com aqueles obtidos na Tabela 10-2.
Prontinho pessoal! Te espero no próximo exercício, até lá.
Resposta
Resposta no passo.