Uma substância sólida branca A é aquecida intensamente na ausência de ar. Ela se decompõe e forma uma nova substância branca B e um gás C. O gás tem exatamente as mesmas propriedades que as do produto obtido quando carbono é queimado em um ambiente com excesso de oxigênio. Com base nessas observações, podemos determinar se os sólidos A e B e o gás C são substâncias simples ou compostas? Explique suas conclusões para cada caso.

Passo 1

Para resolvermos a questão, devemos ter em mente sobre a Lei de Lavoisier! Lembra? Das proporções de massas? Então, é exatamente essa! De maneira mais simples, em uma reação química, a proporção dos átomos dos reagentes deve ser a mesma das proporções dos átomos do produto!

Por exemplo, vamos em uma reação de combustão do metano:

CH4 + 2(O2 )   → CO2 + 2(H2O) + Energia

Percebe que os átomos que estão antes da seta então na mesma quantidade que os átomos depois da seta? É nisso que devemos nos basear para resolver a questão!

Bora então!

Passo 2

Em relação ao gás C, foi dito no enunciado que ele possui as mesmas propriedades que as do produto obtido quando um carbono é queimado, em uma reação de combustão. Em outras palavras, o exercício nos diz que o gás liberado é o CO2, visto a reação característica acima de uma combustão. Assim, o gás C também se trata de uma substância composta.

Agora, em relação ao composto A, podemos chegar à conclusão que em sua composição possui, pelo menos, carbono e oxigênio, por conta da liberação de dióxido de carbono em seu produto. Logo, o composto A se trata de uma substância composta.

Por fim, em relação ao sólido branco B, não podemos chegar em uma conclusão exata se é um composto simples ou composto. Entretanto, possivelmente o sólido B é uma substância composta pois existem poucas substâncias simples brancas conhecidas.

Resposta

Composto A: Substância composta

Composto B: Não é possível determinar, porém, estima-se que seja uma substância composta

Gás C: Substância composta