O sulfeto de hidrogênio é composto por dois elementos: hidrogênio e enxofre. Em um experimento, 6,500 g de sulfeto de hidrogênio são totalmente decompostos em seus elementos.
(a) Se 0,384 g de hidrogênio é obtido nesse experimento, quantos gramas de enxofre devem ser obtidos?
(b) Que lei fundamental é demonstrada por esse experimento?
(c) Como essa lei é explicada pela teoria atômica de Dalton?
Passo 1
É importante lembrar que, de acordo com a Teoria atômica de Dalton, o átomo, além de INDIVISÍVEL, seguia, por regra, PROPORÇÕES PEQUENAS, CONTÍNUAS E INTEIRAS (não havia, por exemplo, 1,5 átomos de determinado elemento em um composto)
Ou seja, na formação de um composto químico, os elementos que os compõem sempre estão presentes em PROPORÇÕES BEM DEFINIDAS
Por exemplo:
reagindo 2,0 g de H com 16,0g de O SEMPRE HAVERÁ A FORMAÇÃO DE H2O na reação (SOMENTE)
Se usarmos 4,0g de H e 16,0 de O, teremos a mesma qtde de H2O que antes, mas sobrarão 2,0 g de H
E, todas as vezes que quisermos formar H2O, a razão entre as massas de Hidrogênio e Oxigênio DEVE SER de 1:8. Sendo assim...
Passo 2
A quantidade encontrada será simplesmente fornecida pela subtração das quantidades, visto que houve DECOMPOSIÇÃO TOTAL DOS ELEMENTOS
Resposta
(a) Total fornecido para reação: H2S = 6,500 g
Quantidade de H encontrada: H = 0,384 g
Quantidade de S encontrada:
Qtde H2S - Qtde H = 6,500 - 0,384
6,116 g de S
(b) De acordo com a Lei da Conservação das Massas ou da Matéria, na qual o conteúdo entre as massas dos reagentes permanece constante ao longo da reação de formação dos produtos.
(c) Como na teoria atômica de Dalton os átomos eram pequenas esferas indivisíveis e indestrutíveis, elas mantinham suas massas conservadas ao longo de todo o processo de reação, rearranjo ou combinação elementar em quantidades fixas e proporcionais.
O processo era reversível, e, com isso, justificava a geração dos produtos a partir das medidas dos reagentes ou, como na questão, retornava os devidos reagentes a partir de decomposições completas de algum(ns) produto(s) específico(s).
2 H + S → H2S = Proporção 1 : 31,86