Enunciado

A teoria do campo ligante prediz que tipos diferentes de íons de metais podem formar complexos mais estáveis com certos tipos de ligantes. Baseado no seu entendimento da teoria do campo ligante, prediga que tipos de ligantes (de campo forte ou de campo fraco) formariam os complexos mais estáveis com os primeiros metais de transição em seus estados de oxidação mais altos. Da mesma forma, prediga os tipos de ligantes que formariam os complexos mais estáveis com os últimos metais de transição (aqueles colocados à direita do bloco d) em seus menores estados de oxidação. Explique o raciocínio usado em suas escolhas.

Passo 1

Ligações fracas formam complexos mais estáveis quando feitas com elementos iniciais do estado de transição quando estão no seu estado mais alto de oxidação. Isso acontece, pois, ligações de campo fraco possuem mais eletronegatividade, o que chamamos bases fortes.

Ligações de campo forte formam complexos mais estáveis com elementos do bloco D dos metais de transição quando estão so seu grau de oxidação mais baixo.

De acordo com a teoria de ácido base, bases fortes formam complexos mais estáveis com ácidos fortes, e os elementos iniciais dos metais de transição em seu mais alto nível de oxidação são ácidos fortes.

O oposto ocorre com as ligações fortes, que são chamadas de bases fracas. Elas formam complexos mais estáveis quando ligados a elementos do bloco D dos metais de transição so seu menor estado de oxidação, pois são ácidos fracos.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro