Você recebeu uma solução para analisar os cátions Ag+, Ca2+ e Zn2+. Quando você adiciona ácido clorídrico, forma-se um precipitado branco. Após a filtração do sólido, você adiciona ácido sulfúrico à solução. Aparentemente, nada acontece. Entretanto, quando você borbulha sulfeto de hidrogênio forma-se um precipitado preto. Que íons estão presentes na solução?

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Nessa questão temos que analisar cada reagente adicionado para descobrirmos qual cátion pode estar precipitando.

A primeira etapa do processo consistiu em adicionar ácido clorídrico e formou-se um precipitado branco. Ou seja, algum cátion precipitou com cloreto C l - , presente no ácido clorídrico.

Temos que os cloretos são solúveis em água, exceto os de exceto os de Ag+, Hg22+, e Pb2+, então comparando com os íons na solução perceberemos que o íon Ag+ está presente, precipitando AgCl3, cloreto de prata.

Passo 2

Para a segunda etapa do processo, após a filtração do sólido, adicionou-se ácido sulfúrico à solução e não houve reação. Ou seja, adicionamos o ânion sulfato S O 4 = em solução e não tinha nenhum cátion que precipitasse com ele.

Temos que os sulfatos, exceto os de Ca2+, Sr2+, Ba2+, Pb2+, Hg22+ e Ag+, são solúveis em água. Desse modo, descartamos a presença do íon Ca2+ na solução, pois não houve precipitação de C a S O 4 que é insolúvel.

Passo 3

Para a última etapa do processo, ao borbulhar sulfeto de hidrogênio formou-se um precipitado preto. Logo, vamos verificar quais cátions precipitam com sulfeto.

Temos que os sulfetos, exceto do Grupo 1, 2 e NH4+, são insolúveis em água.

Assim, confirma-se a presença do íon Zn2+ na solução, precipitando ZnS, sulfeto de zinco.

Resposta

Íons presentes na solução: Ag+ e Zn2+.

Ver Outros Exercícios desse livro