Eletronegatividade e Eletropositividade

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Para falar de eletronegatividade e eletropositividade, vamos começar pensando na molécula de , na qual cada átomo de cloro compartilha um elétron com o coleguinha em uma ligação covalente:

Você acha que os elétrons serão compartilhados igualmente ou o cloro da direita vai "puxar" os elétrons mais pra perto dele ou o cloro da esquerda vai "puxar" os elétrons pra mais perto dele? Nesse caso, como os átomos são iguais nenhum dos dois átomos vai puxar mais os elétrons, na verdade os elétrons vão ser "puxados" igualmente e ficarão localizados ali no meio da ligação.

Mas, e se olharmos a molécula de ? O que será que acontece com os elétrons?

Agora temos átomos diferentes envolvidos na ligação, e o que acontece é que o átomo de cloro vai puxar mais os elétrons para perto dele, de modo que os elétrons não são compartilhados igualmente, eles ficam localizados mais perto do cloro, criando um polo negativo no cloro e um polo positivo no hidrogênio:

Nesse caso, dizemos que o cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio.

A partir daí a gente consegue definir o que é eletronegatividade e eletropositividade:

A eletronegatividade é a tendência de um átomo em atrair elétrons compartilhados em uma ligação química e, de modo contrário, a eletropositividade indica a tendência do átomo em liberar esses elétrons compartilhados em uma ligação química.

Retornando para o caso da molécula de , temos que o cloro é o mais eletronegativo, porque puxa os elétrons para próximo dele, e o hidrogênio é o mais eletropositivo, porque tem a tendência em liberar os elétrons.

Quanto mais eletronegativo é o átomo, mais forte ele puxa os elétrons para ele. E é importante a gente perceber que se um átomo é mais eletronegativo, ele é menos eletropositivo, porque esses dois conceitos são contrários. Da mesma forma, quanto mais eletropositivo é o átomo, maior a sua tendência em liberar os elétrons envolvidos na ligação e quanto mais eletropositivo, menos eletronegativo.

Sabia que só olhando a tabela periódica a gente consegue ver quais são os átomos mais eletronegativos e os mais eletropositivos? Na tabela, a eletronegatividade aumenta para a direita e para cima.

E a eletropositividade aumenta para esquerda e para baixo:

Uma última informação para o nosso papo de hoje, a eletonegatividade e a eletropositividade se relacionam também com o raio atômico. Quanto menor o raio atômico, maior a força com a qual o núcleo atrai os elétrons, assim, maior a eletronegatividade e menor a eletropositividade. Show de bola?

Esse foi nossa conversa de hoje! Curtiu? Então continua com a gente para mais conceitos da hora para te ajudar nas provas!

Conteúdos Complementares