Explique o que são templates e como podem ser úteis.

Passo 1

Os templates são alternativas as sobrecargas de funções. Eles permitem que os programadores reutilizem uma boa parte do código, criando definições genéricas para funções e classes, capazes de se adaptar a diferentes tipos de dados. Os templates são especialmente úteis quando uma mesma lógica é aplicável a diversos tipos de dados. E como desvantagem, um código com templates pode ter um tempo de compilação maior.

Quando criamos um template desenvolvemos um código com um “tipo de dado genérico”, e no momento da utilização este tipo genérico é capaz de se adaptar automaticamente aos tipo dados reais que são inseridos nas funções ou classes.

Para construir um template basta adicionar a expressão t e m p l a t e < t y p e n a m e   T i p o G e n e r i c o > junto com a declaração da função ou classe, e usar o T i p o G e n e r i c o para receber dados e desenvolver o código.

Na hora de usar um template, é só usar a função normalmente, ou instanciar um objeto da classe de maneira usual, e o próprio C++ irá identificar os tipos inseridos e automaticamente adaptar o T i p o G e n e r i c o para o tipo real inserido. Mas podemos utilizar as chaves < > para determinar explicitamente os tipos que devem ser usados.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Templates

Ver Teoria