Enunciado

83- Uma bomba d’água pequena é alimentada com água proveniente de um poço. A distância entre a superfície livre da água no poço e a bomba é H .

A pressão e a temperatura da água do poço são iguais a 100   k P a e 15   ° C . A pressão na seção de descarga da bomba é 400   k P a . A pressão absoluta na água deve ser, no mínimo, o dobro da pressão de saturação para que não ocorra cavitação no escoamento.

Qual é o valor máximo de H para que não ocorra cavitação nesta instalação?

Passo 1

Uma pesquisa feita pelo instituto de pesquisa DADOS-VERÍDICOS—E-CONFIÁVEIS-ACREDITE-EM-MIM-PFVR diz que 10 entre cada 10 aspirantes a engenheiros e 9 entre 10 engenheiros temem a palavra cavitação, pois não lembram o que isso significa.

Mas não há motivo para pânico meus alunos, pois felizmente vivemos na era da informação e podemos fazer uma leve pesquisa sobre o que é isso (ao menos que você esteja na prova, aí você não deveria estar lendo isso aqui né :P).

Cavitação é quando temos uma vaporização muito rápida em um líquido pela redução da pressão durante o movimento de uma bomba. Agora vamos para a questão pois a resolução nos aguarda.

Fazendo o esboço da questão nós temos

E o prêmio de edição de arte vai para o Responde Aí, eu só queria agradecer por esse prêmio você são demais ;D

Então podemos pegar as propriedades da água que está no fundo do poço na tabela B . 1.1

ν l = 0.001001   m 3 / k g

p s a t = 1.7051   k P a

E esses dados já são suficientes para essa questão

Passo 2

Mas agora eu quero você entre no modo focado e repare umas coisas comigo

Ele nos diz que a pressão da bomba na descarga é de 400   k P a , ok nada a comentar, mas guarde isso no seu cerebelo.

Depois disso ele diz que

A pressão absoluta na água deve ser, no mínimo, o dobro da pressão de saturação para que não ocorra cavitação no escoamento.

Como assim? Não entendi, lembra que eu disse que a cavitação era um fenômeno da água que ocorria na bomba? Então onde a pressão deve ser o dobro da pressão de saturação da água? Na entrada da bomba meu aluno

Então a pressão na área de entrada da bomba tem ser no mínimo de:

P e n t r a d a = 2 × 1.7051 = 3.4102   k P a

O que nos dá a bela arte abaixo (ironia por que eu sei que tá ruim mesmo hahaha):

Note os estados que a água passa

Passo 3

Fazendo a equação do balanço de energia na bomba entre os estados 1 e 2 nós teremos

ν l P e n t r a d a = ν l P s a í d a + g H

Para v e l o c i d a d e constante, ou seja a energia na água quando ela está parada com P = 100   k P a é a mesma que a potencial gravitacional no ponto de entrada da bomba somada com a energia da pressão na entrada da mesma. O que nos dá:

0.001001 × 100 × 10 3 = 0.001001 × 3.4102 × 10 3 + 9.81 H

O que nos dá:

H = 9.86   m

Sim. A pressão de 400   k P a no final não nos interessará em nada hahaha

Até a próxima galera!

Resposta

H = 9.86   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

É um fato bem estabelecido que a eficiência de uma máquina térmica aumenta à medida que a temperatura T L (na qual o calor é rejeitado da máquina térmica) diminui. Em um esforço para aumentar a eficiê
Em um esforço para conservar energia em um ciclo de máquina térmica, alguém sugere incorporar a ela um refrigerador que remova parte da energia residual Q L e a transfira para a fonte de energia da má
Mostre que, se o enunciado de Kelvin-Planck da segunda lei não fosse verdadeiro, seria uma possível violação do enunciado de Clausius.
Mostre que, se o enunciado de Clausius da segunda lei não fosse verdadeiro, seria possível uma violação do enunciado de Kelvin-Planck.
Na figura 6.4 , os estados aeb estão em uma linda de x 1ex 2 constantesa) mostre que tanto ac o m ob não podem ser alcançados por processos isentrópicos a partir do estado i , provando que o ciclo i -