Enunciado

Afirma-se que, a razões de pressão muito altas, o uso de regeneração na verdade diminui a eficiência térmica de um motor de turbina a gás. Há alguma verdade nessa afirmação? Explique.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.

No exercício anterior vimos que, em condições normais, o processo de regeneração aumenta a eficiência térmica do ciclo.

No entanto, o uso de regenerador é recomendado apenas quando a temperatura de exaustão da turbina é superior à temperatura de saída do compressor.

Caso o sistema não respeite estes parâmetros, o calor irá fluir na direção inversa, teremos adição de calor nos gases de escape, o que diminuirá a eficiência.

Em razões de pressão muito altas, a temperatura do gás na saída da turbina pode ser menor que a temperatura na saída do compressor, permitindo assim que o calor flua na direção inversa.

Resposta

Sim. Em razões de pressão muito altas, a temperatura do gás na saída da turbina pode ser menor que a temperatura na saída do compressor, permitindo assim que o calor flua na direção inversa.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em um ciclo de turbina a gás ideal com resfriamento intermediário, reaquecimento e regeneração, à medida que a quantidade de estágios de compressão e expansão aumenta, a eficiência térmica do ciclo se
Em 1903 , Aegidius Elling, da Noruega, projetou e construiu uma turbina a gás de 11h p , que usava injeção de vapor de água entre a câmara de combustão e a turbina para resfriar os gases de combustão
Quais modificações são necessárias para que o ciclo de turbina a gás simples ideal se aproxime do ciclo Ericsson?
Defina a eficiência de um regenerador usado em ciclos de turbina a gás.
O processo de expansão de único estágio de um ciclo Brayton ideal sem regeneração é substituído por um processo de expansão de múltiplos estágios com reaquecimento entre os mesmos limites de pressão.