Enunciado

Por que quando o ar a 1 atm sofre um processo de estrangulamento até uma pressão de 0,5 atm sua temperatura na saída é aproximadamente a mesma da entrada da válvula, mesmo quando o ar a 1 atm escapa para um tanque rígido e isolado inicialmente evacuado até a pressão de 0,5 atm e a temperatura do ar no tanque é maior do que a temperatura do ar do lado de fora do tanque?

Passo 1

No processo, onde o ar é estrangulado da pressão p 1 = 1   a t m para p 2 = 0.5   a t m através da expansão, válvula, o processo vai nessa direção e a maneira que a principal alteração das propriedades do gás está no volume e na pressão do gás. As mudanças de volume e pressão são muito mais rápidas do que a mudança de temperatura pode ser feita. Portanto, a válvula de expansão é feita para essas finalidades.

Por outro lado, quando o ar vaza e muda o valor da pressão p 1 = 1   a t m para p 2 = 0.5   a t m , podemos concluir que o processo de vazamento é muito mais lento do que o de aceleração, o que deixa espaço para que a temperatura mude a uma taxa próxima à medida que a mudança de volume e pressão.

Resposta

As mudanças de volume e pressão são muito mais rápidas do que a mudança de temperatura pode ser feita. Por outro lado, quando o ar vaza e muda o valor da pressão de p 1 = 1   a t m para p 2 = 0.5   a t m ,   podemos concluir que o processo de vazamento é muito mais lento do que o de estrangulamento, o que deixa espaço para a temperatura mudar a uma taxa próxima à medida que a mudança de volume e pressão.

Ver Outros Exercícios desse livro