Enunciado
Termodinâmica - Moran e Shapiro - Princípios de Termodinâmica para Engenharia- Ed: 7º - Capítulo 3.Problemas - Ex. 59
Conforme ilustrado na Fig. P3.60, um tanque rígido fechado com 20 ft3 (0,57 m3) de volume contém 75 lb (34 kg) de Refrigerante 134a e está exposto ao sol. Às 9h da manhã o refrigerante está a uma pressão de 100 lbf/in2 (689,5 kPa). Às 15h, devido à radiação solar, o refrigerante se encontra como um vapor saturado a uma pressão maior do que 100 lbf/in2. Para o refrigerante, determine (a) a temperatura inicial, em °F, (b) a pressão final, em lbf/in2, e (c) a transferência de calor, em Btu.
Passo 1
Ooopa, beleza?
Vamos lá pra mais uma questão bem interessante e simples de termodinâmica!
Passo 2
Desenhando o diagrama pro processo 1-2
Passo 3
a) Calculando o volume específico inicial
Passo 4
Obtendo as propriedades de R-134a para pressão da Tabela A-11E “Propriedades de Refrigerante 134a Saturado (Líquido-Vapor) – Tabela de Pressão”
Já que o estado inicial do sistema vai ser uma mistura bifásica líquido-vapor. Como o estado inicial é bifásico, a temperatura inicial vai ser a temperatura de saturação a pressão inicial
Passo 5
b) Volume específico no estado final permanece a mesmo já que a massa e volume são constantes
No estado final, o Refrigerante 134a está na condição de vapor saturado.
Obtendo a pressão final em usando a Tabela A-11E “Propriedades de Refrigerante 134a Saturado (Líquido-Vapor) – Tabela de Pressão”.
Interpolando os valores entre e
Passo 6
c) Obtendo a energia interna específica a um volume específico de usando a Tabela A-11E “Propriedades de Refrigerante 134a Saturado (Líquido-Vapor): Tabela de Pressão”.
Interpolando os valores entre e
Calculando o título de R134a no estado 1
Obtendo a propriedades de R134a a pressão da Tabela A-11E “Propriedades de Refrigerante 134a Saturado (Líquido-Vapor) – Tabela de Pressão”
Calculando a energia interna específica usando a seguinte relação
Passo 7
Escrevemos a primeira lei da termodinâmica para um sistema fechado
Resposta
a)
b)
c)