Enunciado

Considerando a oxidação completa de um hidrocarboneto com o ar. Por que o número de moles dos produtos não é muito diferente do número de moles dos reagentes?

Passo 1

E aí bonit@s, como vocês estão?

Temos aqui mais uma questão teórica pra ser resolvida de forma prática e tranquila. Temos que na maioria dos combustíveis de hidrocarbonetos, há aproximadamente duas vezes mais átomos de hidrogênio do que átomos de carbono, então os números de moles de C O 2 e H 2 O nos produtos são aproximadamente iguais, o total dos quais não é muito diferente do O 2 necessário nos reagentes. O número de excesso de O 2 é o mesmo em reagentes e produtos. O número total de moles é dominado pelo N 2 em cada um, especialmente com excesso de ar.

Falei que ele era feito de forma rápida e prática? Num piscar de olhos

Resposta

Na maioria dos combustíveis de hidrocarbonetos, há aproximadamente duas vezes mais átomos de hidrogênio do que átomos de carbono, então os números de moles de C O 2 e H 2 O nos produtos são aproximadamente iguais, o total dos quais não é muito diferente do O 2 necessário nos reagentes. O número de excesso de O 2 é o mesmo em reagentes e produtos. O número total de moles é dominado pelo N 2 em cada um, especialmente com excesso de ar.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Nós trabalhamos com a relação ar combustível tanto na base mássica quanto na molar. Por que isso acontece?
Quantos kmoles de ar são necessários para a combustão completa de 1k m o l de carbono?
Considerando a reação química indicada na Eq. 14.8 com excesso de ar igual a 10 % . Determine a relação de equivalência da reação. A mistura é rica?
14.18 A irreversibilidade é importante nos processos de combustão? Justifique sua resposta.