Considere uma garrafa rígida de 10 L evacuada e envolvida pela atmosfera a 90 kPa e 27 °C. Em um determinado momento, abre-se uma válvula em seu gargalo, e o ar atmosférico escoa para
a garrafa. O ar admitido na garrafa finalmente atinge o equilíbrio térmico com a atmosfera devido à transferência de calor pela parede da garrafa. A válvula permanece aberta durante o processo, para que o ar da garrafa também atinja o equilíbrio mecânico com a atmosfera. Determine a taxa líquida de transferência de calor pela parede da garrafa e a geração de entropia durante esse processo de preenchimento.
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem?
Bem, inicialmente assumiremos que: 1. Esse é um processo instável, pois as condições no dispositivo estão mudando durante o processo, mas pode ser analisado como um processo de fluxo uniforme, pois o estado do fluido na entrada permanece constante.
2. O ar é um gás ideal.
3. As energias cinética e potencial são desprezíveis.
4. Não há interações de trabalho envolvidas.
5. A direção da transferência de calor é para o ar na garrafa (será verificado).
Obs: Da tabela A-1 do livro, podemos encontrar a constante ideal dos gases para o ar:
Passo 2
Tomamos a garrafa como sistema, que é um volume de controle, uma vez que a massa atravessa a fronteira. Observando que as energias microscópicas dos fluidos e não fluidos são representadas pela entalpia energia interna , respectivamente, os balanços de massa e energia desse sistema de fluxo uniforme podem ser expressos como:
E
Combinando os dois balanços, temos que:
Onde:
E , então, da tabela A-17, podemos encontrar:
Substituindo na equação 1:
Observemos que o sinal negativo para transferência de calor indica que a direção assumida está errada. Portanto, invertemos a direção.
Passo 3
A entropia gerada durante esse processo é determinada aplicando o balanço de entropia em um sistema estendido. Isso inclui a garrafa e seu entorno imediato, de modo que a temperatura limite do sistema estendido seja a temperatura do ambiente em todos os momentos. O saldo da entropia para ele pode ser expresso como:
Sendo:
Então:
Resolvendo a equação, temos que:
Obs: É interessante deixar sempre a temperatura em Kelvin, para evitar erros bobos.
Resposta
Portanto: