Dez gramas de chips de computador com um calor específico de 0,3 kJ/kg⭈K estão inicialmente a 20 °C. Esses chips são então resfriados com 5 g de líquido saturado R-134a a -40°C. Considerando que a pressão mantém-se constante enquanto os chips estão sendo resfriados, determine a variação da entropia (a) dos chips, (b) do R-134a e (c) do sistema inteiro. Esse processo é possível? Por quê?

Passo 1

Entendendo o problema:

Chips de computador são resfriados por meio de um fluido sob pressão constante. O sistema é estacionário, e as variações de energia total do sistema, dizem respeito às energias internas dos chips e do fluido refrigerante.

O calor liberado pelos chips pode ser calculado como:

Não havendo transferência de calor para o ambiente externo, o calor liberado pelos chips no resfriado é todo fornecido ao fluido. Uma vez que este estava inicialmente no estado saturado, é de imaginar que parte de sua massa passe para o estado de vapor. A massa do fluido que se vaporiza no processo é dada por:

Item A:

Consultando a Tabela A-11 para obter os dados, a mudança na entropia do fluido refrigerante é dada como:

Passo 2

Item B:

A variação de entropia para os chips é dada pela expressão usual de variação de entropia em sólidos:

Passo 3

Item C:

Finalmente, a variação total de entropia é dada como

Uma vez que a variação total de entropia, ou entropia gerada, é positiva, este processo atende o princípio do aumento de entropia, sendo portanto possível.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O monóxido de carbono é queimado com 100 % de excesso de ar durante um processo em regime permanente a uma pressão de 1a t m . A qual temperatura uma porcentagem de 93 % de C O queimará em C O 2 ? Con
Determine a constante de equilíbrio K p do processo C O + 1 2 O 2 ⇌ C O 2 a (a) 298K e (b) 2.000K . Compare seus resultados com os valores de K p listados na Tab. A– 28 .
Determine a fração molar do sódio ionizado de acordo com a reação N a ⇌ N a + + e - a 2.000K e 1,5a t m ( K p = 0,668 para essa reação).
Uma mistura de 2m o l s de C O , 2m o l s de O 2 e 6m o l s de N 2 é aquecida até 4.320R a uma pressão de 3a t m . Determine a composição de equilíbrio da mistura.
Usando os dados da função de Gibbs, determine a constante de equilíbrio K p do processo de dissociação C O 2 ⇌ C O + 1 2 O 2 a (a) 298K e (b) 1.800K . Compare seus resultados com os valores de K p lis