Enunciado
Termodinâmica - Çengel - Termodinâmica - Ed: 7º - Capítulo 7.Problemas - Ex. 55
Dois quilogramas de vapor d'água saturado a 600 kPa estão contidos em um arranjo pistão-cilindro. A água expande-se adiabaticamente até que a pressão seja de 100 kPa, e considera-se que são produzidos 700 kJ de trabalho.
(a) Determine a variação da entropia da água, em kJ/kgK.
(b) Esse processo é realista? Usando o diagrama T-s para o processo e os conceitos da segunda lei, justifique sua resposta.
Passo 1
Entendendo o problema:
O processo consiste numa expansão adiabática de vapor de água contido num sistema cilindro-pistão. O problema pede a variação de entropia e uma posterior discussão acerca do valor encontrado.
Passo 2
Coletando e correlacionando valores:
O sistema é fechado, sem troca de massa com o ambiente. A primeira lei da termodinâmica. Para um processo adiabático, se reduz a:
(1)
Estado inicial:
- (só há vapor)
A tabela A-5 do livro indica que:
Usando a equação (1) calcule-se , uma vez que m e W são conhecidos.
Estado final:
Com o volume de calculado e é possível calcular a entalpia do estado final. O estado final é uma mistura líquido-vapor, e por isso o título é calculado com o auxílio da tabela A-5:
E a entalpia é dada por:
Passo 3
Calculando a variação de entalpia:
é dado por:
(item a)
A variação de entropia encontrada foi um valor negativo, o que torna um processo não realístico, pois de acordo com a segunda lei da termodinâmica, a entropia não deve diminuir em um processo adiabático. No caso limite de um processo adiabático reversível, a entropia deve ser constante, ou seja, a variação deve ser nula. (item b)
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)