Escreva três equações diferentes para o cálculo de K p das misturas de gases ideais reagentes, e o estado no qual cada relação deve ser usada.

Passo 1

E aí feras, “blz”? Vamos resolver esse problema alocando cada equação em um passo diferente. Dessa forma, primeiro temos a relação que é útil em cálculos de pressão parcial:

K p = P C v C P D v D P A v A P B v B  

onde, Δ ν   = v C + ν D - ν A - ν B .

Passo 2

Esta é a relação utilizada na determinação do K p das funções gibbs:

K p = e - ∆ G * ( T ) / R u T  

Passo 3

Por fim, esta é a relação utilizada nos cálculos da composição de equilíbrio:

K p = N C v C N D v D N A v A N B v B P N t o t a l ∆ v

onde, Δ ν   = v C + ν D - ν A - ν B .

Resposta

K p = P C v C P D v D P A v A P B v B ,     K p = e - ∆ G * ( T ) / R u T ,     K p = N C v C N D v D N A v A N B v B P N t o t a l ∆ v

A primeira relação é útil nos cálculos de pressão parcial, a segunda na determinação do K p das funções de gibbs e a última nos cálculos da composição de equilíbrio.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ar a 15 psia e 70 °F é comprimido adiabaticamente em um sistema fechado até 200 psia. Qual é a temperatura mínima do ar após essa compressão?
Considere o hélio e o nitrogênio. Qual dos dois gases sofre uma maior variação da entropia quando seu estado é alterado de 2.000 kPa e 427 °C para 200 kPa e 27 °C?
Qual é a diferença entre as entropias do ar a 15 psia e 70°F e o ar a 40 psia e 250 °F por unidade de massa?
Partindo da Eq. 7–34, obtenha a Eq. 7–43.
Uma massa de 15 lbm de hélio inicialmente a 50 pés 3 /lbm e 80 °F passa por um processo até atingir o estado final de 10 pés 3 /lbm e 200 °F. Determine a variação da entropia do hélio durante esse pro