Dê um exemplo

(a) de um processo isocórico reversível;

Especificamente o sistema em cada caso.

Passo 1

Eaew, tudo bem com você? Vamos resolver mais uma questão!

Para começar vamos relembrar o que é um processo isocórico reversível! Primeiro:

Um processo reversível acontece através de mudanças infinitesimais em uma das grandezas termodinâmicas, feita de forma, que seja possível realizar o caminho contrário e voltar ao estado anterior, existem definições mais precisas, mas para o contexto do problema, esta é suficiente!

Um processo isocórico é aquele que não apresenta variação de volume!

Beleza, sabendo isso, estamos prontos para dar um exemplo! Bora lá!

Passo 2

Um processo isocórico podemos imaginar um recipiente de paredes fixas não-adiabáticas de volume V 0 qualquer. Se as paredes são fixas, não teremos variação do volume. Vamos aumentar levemente a temperatura T deste gás colocando o sistema em contato com um reservatório que está a temperatura T + d T , e assim, ele fornecerá apenas uma quantidade infinitesimal de calor d Q . Se deixarmos os dois sistemas chegarem ao equilíbrio, e agora colocarmos o sistema em contato com um reservatório à temperatura T , o sistema cederá uma quantidade de calor d Q , e voltará a temperatura inicial, sendo assim um processo reversível.

Note que o processo acima só é válido pois a diferença entre as temperaturas é infinitesimal, isso pode ser notado com maiores detalhes quando dermos definições de processos reversíveis em termos da entropia de um sistema.

Vamos agora para a próxima alternativa!

Resposta

Ao longo dos passos!

Exercícios de Livros Relacionados