Expresse a lei de Dalton das pressões aditivas. Essa lei é válida para as misturas de gases ideais? E para as misturas de gases não ideais?

Passo 1

Fala aí galera, vamos para mais um problema de Termodinâmica. Este é um problema simples e nos pede para expressar a lei de Dalton das pressões aditivas. Além disso, ele questiona se esta lei é válida para uma mistura de gases ideias e também, para mistura de gases não ideais. Primeiro, vamos expressar a lei de Dalton, podemos dizer que a pressão de uma mistura de gases é igual à soma das pressões que cada gás exerceria se existisse sozinho no temperatura e volume da mistura.

Passo 2

Agora, quanto aos questionamentos propostos, podemos dizer que esta lei vale exatamente para misturas de gases ideais, mas para misturas de gases não ideias, esta funciona apenas de forma aproximada.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

13 – 24 C O volume de uma mistura de gases ideais é igual à soma dos volumes de cada gás individual da mistura. Essa declaração está correta? Caso contrário, como você corrigiria isso?
13–22C Considere um tanque rígido contendo uma mistura de dois gases ideais. Em um dado momento, uma válvula é aberta, e parte do gás escapa. Como resultado, a pressão do tanque cai. A pressão parcial
13 – 26 C A pressão de uma mistura de gases ideais é igual à soma das pressões parciais de cada gás individual da mistura. Essa declaração está correta? Caso contrário, como você corrigiria isso?
13–20C Qual é a diferença entre o volume componente e o volume parcial? Quando eles são equivalentes?
13 – 25 C A temperatura de uma mistura de gases ideais é igual à soma das temperaturas de cada gás individual da mistura. Essa declaração está correta? Caso contrário, como você corrigiria isso?