A Fig. P7.38 mostra um motor térmico acoplado a uma bomba de calor. Admita que T H 1 = T H 2 > T a m b . Considere cada uma das condições operacionais indicadas a seguir (as taxas de transferência de calor e as potências estão expressas em k W ) e determine se o arranjo satisfaz a primeira lei. Verifique, também, se o arranjo viola a segunda lei da termodinâmica.

Passo 1

Fala galera, beleza? Bora resolver mais uma questão comigo?

Pessoal temos um uma figura de um sistema motor-bomba e teremos que analisar para cada letra a),b) e c) se as condições postas respeitam as leis da termodinâmica.

Então pessoal a primeira lei da termodinâmica refere-se a conservação da energia. Resumidamente significa que para todo calor fornecido a uma máquina térmica ela deve realizar trabalho.

Bora dar uma lembrada na segunda lei da termodinâmica e os dois enunciados que utilizaremos:

Primeiro vamos lembrar que o enunciado de Kelvin-Planck, em poucas palavras, basicamente diz: é impossível uma máquina térmica realizar trabalho com apenas uma fonte de calor quente, ela deve rejeitar parte do calor na fonte de calor fria. O que isso significa que é impossível termos uma máquina térmica com eficiência igual a 100 % .

Quanto que o enunciado de Clausius, em poucas palavras, diz: é impossível um refrigerador operar sem receber trabalho para.

Bora analisar para cada item.

Passo 2

a) Para primeira Lei da termodinâmica:

Temos que o nosso motor recebe Q ˙ H = 6   k W e realiza trabalho de W ˙ 1 = 2   k W , para primeira lei isso a satisfaz.

Agora para a bomba, ele recebe de trabalho W ˙ 2 = 1   k W , utiliza Q ˙ L 2 = 2   k W e coloca no ambiente Q H 2 ˙ = 3   k W utiliza a equação do balanço energético, temos:

W ˙ 2 = Q ˙ H 2 - Q ˙ L 2

Isolando Q ˙ L 2 :

Q L 2 ˙ = Q ˙ H 2 - W ˙ 2 = 3 - 1 = 2 k W

Para bombas e refrigeradores nós analisamos a sua capacidade de retirar energia do ambiente que no caso Q L 2 ˙ e a bomba nestas condições respeita a primeira lei.

Para a segunda lei da termodinâmica:

Para o motor, ele respeita o enunciado de Kelvin-Planck, pois, parte do calor que ele recebe é rejeitado na fonte de calor frio.

Para a bomba, ela respeita o enunciado de Clausius, pois, o trabalho que ela recebe ela realiza a retirada de calor da fonte fria.

Passo 3

b)Para primeira lei da termodinâmica:

Para o motor:

O motor do item b) está sobe as mesmas condições do que o motor do item a), logo, ele respeita a primeira lei da termodinâmica.

Para a bomba:

ele recebe de trabalho W ˙ 2 = 1   k W , utiliza Q ˙ L 2 = 4   k W e coloca no ambiente Q H 2 ˙ = 5   k W utiliza a equação do balanço energético, temos:

W ˙ 2 = Q ˙ H 2 - Q ˙ L 2

Isolando Q ˙ L 2 :

Q L 2 ˙ = Q ˙ H 2 - W ˙ 2 = 5 - 1 = 4 k W

Para bombas e refrigeradores nós analisamos a sua capacidade de retirar energia do ambiente que no caso Q L 2 ˙ e a bomba nestas condições respeita a primeira lei.

Para segunda lei da termodinâmica:

Como o item b) está sobe as mesma proporções que item a), logo, as condições do item b respeita a segunda lei da termodinâmica.

Passo 4

c)Para primeira lei.

Motor e a bomba:

O motor recebe 3 k W da fonte quente efetua trabalho de 1 k W , a bomba recebe o trabalho e efetua a retirada de 3   k W de energia, satisfazendo a primeira lei da termodinâmica.

Para segunda lei:

Motor e a bomba:

Eles não respeitam o enunciado de Kelvin-Planck e Clausius. Primeira é impossível termos uma máquina perfeito, logo, o valor de W ˙ 1 deveria ser diferente de W ˙ 2 .

É isso galera, valeu.

Resposta

a)Primeira lei: Respeita.

Segunda lei: Respeita.

b)Primeira lei: Respeita.

Segunda lei: Respeita.

c)Primeira lei: Respeita.

Segunda lei: Não respeita.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em um refrigerador, o calor é transferido de um meio a uma temperatura mais baixa (o espaço refrigerado) para outro a uma temperatura mais alta (o ar da cozinha). Isso é uma violação da segunda lei da
As eficiências de todos os aparelhos produtores de trabalho, inclusive as usinas hidrelétricas, são limitadas pelo enunciado de Kelvin–Planck da segunda lei? Explique
Todos sabem que a temperatura do ar se eleva quando ele é comprimido. Um inventor pensou em usar esse ar de alta temperatura para aquecer prédios. Ele usou um compressor operado por um motor elétrico.
Um inventor alega ter desenvolvido um aquecedor a resistência que fornece 1,2 kWh de energia a uma sala para cada kWh de eletricidade consumido. A alegação é razoável ou o inventor desenvolveu um moto
Um tanque rígido bem isolado contém 6 lbm de mistura líquido-vapor saturado de água a 35 psia. Inicialmente, três quartos da massa estão na fase líquida. Um aquecedor a resistência elétrica colocado n