Enunciado
Termodinâmica - Çengel - Termodinâmica - Ed: 7º - Capítulo 6.Problemas - Ex. 38
Mostre que os enunciados de Kelvin–Planck e de Clausius para a segunda lei são equivalentes.
Passo 1
Ambos os enunciados estabelecem restrições às máquinas térmicas. Apesar das restrições aparentarem serem diferentes, elas são equivalentes em suas consequências.
Em outras palavras, uma máquina que viola o enunciado de Kelvin-Planck, fatalmente violará o enunciado de Clausius, e vice-versa, e por isso as duas afirmações são equivalentes.
Resposta
Uma máquina que viola o enunciado de Kelvin-Planck, fatalmente violará o enunciado de Clausius, e vice-versa, e por isso as duas afirmações são equivalentes.
Exercícios de Livros Relacionados
Considere um escoamento adiabático e irreversível de água numa bomba. A pressão na seção de descarga da bomba é maior do que aquela na seção de alimentação. O que ocorre com a temperatura do fluido?
Considere um escoamento simples que ocorre em regime permanente. A entropia é constante nesse processo?
É possível detectar um trabalho de eixo num escoamento onde a pressão é constante?
A transferência de calor num compressor de ar pode ser significativa. O que ocorre com a temperatura do ar na seção de descarga do compressor analisado no Exemplo 9.4 se a transferência de calor no pr
As pressões nas seções de alimentação de uma bomba e de um compressor de ar são iguais a p 1 e as pressões nas seções de descarga das máquinas são iguais a p 2 . Nestas condições operacionais, o traba