Obtenha uma expressão para a eficiência de segunda lei de uma máquina térmica que recebe calor Q H de uma fonte a uma temperatura T H e rejeita calor Q L para um sumidouro a T L – temperatura maior do que T 0 (a temperatura da vizinhança) – enquanto produz trabalho W.

Passo 1

Vamos lá! Para responder à questão, observe que deve ser obtida uma relação para a eficiência da segunda lei de um motor térmico que funciona entre uma fonte de calor e um dissipador de calor a temperaturas especificadas.

Podemos representar como,

Passo 2

Para isso temos que a eficiência da segunda lei é definida como a relação entre a disponibilidade recuperada e a disponibilidade fornecida durante um processo. O trabalho W produzido é a disponibilidade recuperada. A diminuição da disponibilidade do calor fornecido QH é a disponibilidade fornecida ou investida.

Portanto,

Note que o primeiro termo no denominador é a disponibilidade do calor fornecido ao motor térmico, enquanto o segundo termo é a disponibilidade do calor rejeitado pelo motor térmico. A diferença entre os dois é a disponibilidade consumida durante o processo.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados