O propano líquido é normalmente usado como combustível para aquecer as casas, mover veículos (como empilhadeiras) e preencher tanques portáteis. Considere um tanque de propano que inicialmente contém 5 L de propano líquido à temperatura ambiente de 20 °C. Há um furo no tubo de conexão de um tanque de propano, e este começa a vazar. Determine a temperatura do propano quando a pressão do tanque cair para 1 atm. Determine também a quantidade total de calor transferido para o tanque para evaporar todo o propano do tanque.

Passo 1

O enunciado da questão pede para que se determine a temperatura de um tanque de 5 L (ou 0,005 m³) de propano com um vazamento à pressão de 1 atm. Para encontrar essa temperatura, iremos assumir que o propano se encontra em um estado de líquido saturado e iremos utilizar a Tabela A-3 do Çengel (página 912) para encontrar essa temperatura.

Posteriormente, devemos calcular a quantidade em massa de propano evaporado e o calor transferido para o tanque para evaporar essa quantidade.

Passo 2

Primeiro, devemos lembrar que para um líquido evaporar a uma determinada pressão ele deve atingir a temperatura de saturação ou temperatura de ebulição. De acordo com a Tabela A-3 (página 912), a temperatura de saturação (ou ebulição) do propano a 1 atm é -42,1 °C.

Passo 3

Para prosseguir com a resolução da questão, devemos calcular a massa de propano no tanque. Para isso, primeiro devemos consultar a massa específica (ρ) do propano a partir da Tabela A-3, onde encontramos um valor de 581 kg/m³.

Assim, podemos calcular a massa de propano a partir do produto do volume do tanque com a massa específica do líquido:

m = ρV = (581 kg/m³)(0,005 m³) = 2,905 kg

Passo 4

Por fim, devemos calcular o calor total transferido para o tanque para vaporizar todo o propano a partir do produto da massa do propano com o seu calor latente de vaporização ( h lv ):

Q = m h lv

Novamente, o calor latente de vaporização do propano pode ser encontrado na Tabela A-3, sendo ele 427,8 kJ/kg. Assim:

Q = m h lv = (2,905 kg)( 427,8 kJ/kg) = 1242,8 kJ

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma sala de aula para 40 pessoas deve ser climatizada por meio de aparelhos de condicionamento de ar com capacidade de resfriamento de 5 kW. Considera-se que uma pessoa parada dissipe calor a uma taxa
Repita o Problema 3-131 para o isobutano.
Considere uma sala que inicialmente esteja à temperatura externa de 20 °C. A sala contém uma lâmpada incandescente de 100 W, um aparelho de TV de 110 W, um refrigerador de 200 W e um ferro elétrico de
Quais são os diferentes mecanismos de transferência de energia de ou para um volume de controle?