Responda se cada uma das afirmativas é verdadeira ou falsa. Explique:

(a) Para sistemas fechados que passam por processos que envolvem irreversibilidades internas, tanto a variação de entropia quanto a geração de entropia são positivas.

(b) O ciclo de Carnot é representado no diagrama de Mollier por um retângulo.

(c) A variação de entropia de um sistema fechado durante um processo poder ser maior, igual ou menor que zero.

(d) Para um estado de entrada especificado, uma pressão de saída, e uma vazão mássica, a potência de entrada requerida por um compressor operando em regime permanente é menor do que se a compressão ocorresse isentropicamente.

(e) As equações T . d S são fundamentalmente importantes na termodinâmica porque são utilizadas como um ponto de partida para o desenvolvimento de relações importantes de propriedades para sistemas puros e compressíveis simples.

(f) Nos estados líquidos, a seguinte aproximação é razoável para muitas aplicações na engenharia, s T , p = s f ( T ) .

Passo 1

Faaaaaaala galera!!! Uma questão de V ou F, que beleza né? Lembra bastante nosso querido ENEM! Vamos começar então!

Na letra (a) é afirmado que tanto a entropia gerada quanto a variação de entropia são positivas em processos de sistemas fechados com irreversibilidades internas. Isso é falso!!! A entropia gerada em processos com irreversibilidades é sempre positiva sim, mas a variação pode ser negativa se o sistema fechado estiver perdendo calor e reorganizando sua “bagunça”, beleza?

Passo 2

A letra (b) afirma que o ciclo de carnot é um retângulo no diagrama de Mollier. Também é falsa. O ciclo de Carnor é um retângulo apenas no diagrama T-s!!! No de Mollier ele é um trapézio.

Passo 3

A letra (c) afirma que a variação de entropia de um sistema fechado durante um processo poder ser maior, igual ou menor que zero. Isso é verdadeiro! O que não pode ser negativo é a entropia gerada, pois aí seria um processo impossível!

Passo 4

Para a letra (d) o enunciado afirma que para um estado de entrada especificado, uma pressão de saída, e uma vazão mássica, a potência de entrada requerida por um compressor operando em regime permanente é menor do que se a compressão ocorresse isentropicamente. Isso é falso! O processo isentrópico é feito sem irreversibilidades, ou seja, um processo ideal sem defeitos! Então os processos em regime permanente precisam de mais potência de entrada para superar as irreversibilidades, beleza?

Bora para a letra e!

Passo 5

Na letra (e) é afirmado que as equações T . d S são fundamentalmente importantes na termodinâmica porque são utilizadas como um ponto de partida para o desenvolvimento de relações importantes de propriedades para sistemas puros e compressíveis simples. Isso é verdadeiro, quase todas as equações sobre entropia partem dessa equação! Bacana né?

Quem descobriu isso deve estar muito orgulhoso!!!

Passo 6

Por fim, temos a letra (f) que afirma que nos estados líquidos, a seguinte aproximação é razoável para muitas aplicações na engenharia, s T , p = s f ( T ) . Isso é verdadeiro! Lembra de quase todos os problemas desse capítulo? A gente na maioria das vezes fazia o líquido como incompressível, para facilitar os cálculos! Então a entropia acabava não dependendo da pressão. Muito legal!

Por aqui é só isso! Vamos aproveitar o embalo e partir para a próxima questão!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro