Enunciado
Termodinâmica - Çengel - Termodinâmica - Ed: 7º - Capítulo 14.Problemas - Ex. 32
O ar de uma sala tem uma temperatura de bulbo seco a 26 °C e uma temperatura de bulbo úmido a 21 °C. Considerando uma pressão de 100 kPa, determine (a) a umidade específica, (b) a umidade relativa e (c) a temperatura do ponto de orvalho.
Passo 1
A umidade específica do ar pode ser dada por:
Nessa expressão temos que é a capacidade calorífica à pressão constante da água que é de 1,005 kJ/kg°C, além disso temos que será a temperatura do bulbo úmido.
Para utilizarmos a expressão precisaremos saber , assim:
onde é a pressão de saturação na temperatura , assim, olhando na tabela de vapor verificamos a necessidade de realizar uma interpolação, logo:
Assim,
Passo 2
Agora para encontrar a umidade específica, precisaremos encontrar os valores de , para isso, consultaremos a tabela de vapor. Ao consultar a tabela, verificamos a necessidade de fazer a interpolação para , assim:
Logo, teremos que,
Passo 3
Para encontrarmos a umidade relativa, teremos a seguinte expressão:
Para encontrarmos vamos buscar na tabela de vapor a pressão de saturação do vapor a 26 °C, assim, olhando a tabela verificamos a necessidade de uma interpolação, logo:
Assim,
Passo 4
Para encontrarmos a temperatura do ponto de orvalho do ar nessa questão, inicialmente devemos encontrar a pressão de vapor na condição inicial, assim:
Assim, agora encontraremos a temperatura de saturação nessa pressão, ou seja, a temperatura do ponto de orvalho, para isso, buscaremos na tabela qual a temperatura de saturação que encontraremos para essa pressão.
Buscando na tabela, verificamos a necessidade de uma interpolação, assim:
Resposta
Assim,
- ;
- 64,6%;
- Temperatura do ponto de orvalho é 18,86 °C.