Um sistema de refrigeração por compressão de dois evaporadores, como o que é mostrado na Fig. P11–121E, utiliza refrigerante-134a como fluido de trabalho. O sistema opera com 30 °F no evaporador 1, -29,5 °F no evaporador 2 e 160 psia no condensador. A carga de resfriamento do evaporador 1 é igual o dobro da carga do evaporador 2. Determine a carga de resfriamento de ambos os evaporadores por unidade de fluxo através do compressor, assim como o COP desse sistema. O refrigerante está como líquido saturado na saída do condensador e como vapor saturado na saída de cada evaporador, e o compressor é isentrópico.
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem?
Bem, para o problema, podemos esboçar o diagrama T-s como:
Bem, primeiramente vamos definir o valor da entalpia em cada estado.
Passo 2
Assim, sabemos que o estado 3 se encontra em líquido saturado e possui e sabendo que o refrigerante é o R-134a, da tabela termodinâmica de líquido saturado:
E assumindo que há estrangulamento entre 3-4 e 4-6, temos
O estado 5 encontra-se em vapor saturado e , então:
E o estado 7 encontra-se também em vapor saturado com , então:
Passo 3
Para uma massa unitária que flui através do compressor, a fração de massa que flui através do evaporador II é indicada por x e que através do evaporador I é y (y = 1-x). De especificação de cargas de resfriamento:
Isolando termos:
Agora, de acordo com balanço de energia no ponto do sistema em que as duas correntes do evaporador são combinadas, temos:
Então, sabendo o valor de e sabendo que o estado 1 se encontra a , podemos encontrar o valor da entropia:
E como e sabemos do enunciado que , podemos encontrar a entalpia em 2:
Passo 4
A carga de resfriamento de ambos os evaporadores por unidade de massa através do compressor é:
E
Assim, o COP é definido por:
Resposta
Portanto: