Enunciado

Um tanque rígido de 0,4   m 3 inicialmente contém refrigerante-134a a 14   ° C . Nesse estado, a fase de vapor da massa corresponde a 70 % do volume total do refrigerante, e o restante está na fase líquida. O tanque é então conectado por uma válvula a uma linha de alimentação na qual o refrigerante a 1   M P a e 100   ° C escoa em regime permanente. Em seguida, a válvula é ligeiramente aberta, e refrigerante entra no tanque. Quando a pressão do tanque atinge 700   k P a , todo o refrigerante do tanque está no estado de vapor saturado. Nesse instante a válvula é fechada. Determine (a) a temperatura final do tanque, (b) a massa do refrigerante que entrou no tanque e (c) a quantidade de calor trocado entre o sistema e a vizinhança.

Passo 1

Hey hey, vamo lá! Um tanque rígido contém inicialmente uma mistura saturada de R-134a líquido-vapor. O tanque é ligado a uma linha de alimentação e o R134a pode entrar no tanque. A temperatura final no tanque, a massa do R-134a que entrou, e a transferência de calor devem ser determinadas.

Passo 2

Nós tomamos o tanque como o sistema, que é um volume de controle desde que a massa atravessa o limite. Observando que as energias microscópicas de fluidos e não fluidos são representadas pela entalpia h e energia interna u, respectivamente, os balanços de massa e energia para este sistema de fluxo uniforme podem ser expressos como:

Equilibrio de massa:

Equilibrio de energia:

(a) O tanque contém vapor saturado no estado final a 800   k P a , e portanto a temperatura final é a temperatura de saturação a esta pressão

Passo 3

(b) As massas inicial e final no tanque são:

Então a partir do balanço de massa

(c) A transferência de calor durante este processo é determinada a partir do balanço energético a ser

Resposta

a )   T 2 = 26.7 ° C

b )   m i = 0.5653   k g

c )   Q i n = 6 91   k J

Ver Outros Exercícios desse livro