Enunciado

Vapor de água entra em uma turbina a 9   M P a , 600   ° C e 60   m / s , saindo a 20   k P a e 90   m / s com um conteúdo de umidade de 5 % . A turbina não é adequadamente isolada, e estima-se que calor seja perdido pela turbina a uma taxa de 220   k W . A potência produzida pela turbina é de 4,5   M W . Considerando que a vizinhança está a 25   ° C , determine (a) a potência reversível da turbina, (b) a exergia destruída dentro da turbina e (c) a eficiência de segunda lei da turbina. (d) Estime também o possível aumento da potência da turbina que ocorreria se esta estivesse perfeitamente isolada.

Passo 1

Vamos lá, estudantes! O vapor se expande em uma turbina, que não é isolada. A potência reversível, o esforço destruído, a eficiência da segunda lei e o possível aumento da potência da turbina, se a turbina estiver bem isolada, devem ser determinados. (a) As propriedades do vapor na entrada e saída da turbina são (Tabelas A-4 a A-6)

Passo 2

A entalpia no estado morto é

O caudal de vapor em massa pode ser determinado a partir de um balanço de energia na turbina,

A potência reversível pode ser determinada a partir de,

Passo 3

(b) A exergia destruída na turbina é

(c) A eficiência da segunda lei é

(d) A energia do vapor na entrada da turbina no estado morto dado é

A fração de energia na entrada da turbina que é convertida em energia é

Assumindo que a mesma fração de perda de calor da turbina poderia ter sido convertida para funcionar, o possível aumento da potência, se a turbina for bem isolada, torna-se

Resposta

a )   W R e v = 5451   k W

b )   X d e s t r u i d o = 951   k W

c ) η I I = 0.826

d )   W a u m e n t o = 67.8   k W

Ver Outros Exercícios desse livro