Implemente uma classe própria que gerencie exceções.

Passo 1

Eai, tudo beleza?

Vamos começar criando declarando a nossa classe, que chamaremos de E x c e c a o . Nela, vamos ter uma como membro privado um atributo m s g do tipo s t r i n g , para salvarmos uma mensagem referente à exceção ocorrida. Como membros públicos, vamos tem um construtor e um método do tipo v o i d para imprimir o valor salvo em m s g na tela.

Passo 2

Vamos escrever o nosso contrutor. A função dele vai ser, basicamente, construir um objeto da classe e x c e c a o . Para que esse objeto seja funcional para nós, basta que o valor do seu atributo mensagem esteja preenchido. Logo, vamos apenas passar o valor recebido pelo construtor para o parâmetro m s g .

Passo 3

Por fim, vamos definir o método m e n s a g e m . Nele, vamos fazer com que o valor salvo em m s g seja impresso na tela:

Dessa forma, criamos uma classe que pode ser utilizada para o tratar exceções. Para isso, bastaria que o t h r o w enviasse um objeto dessa classe para que ele seja capturado pelo c a t c h e, dentro dessa rotina, chamássemos o método m e n s a g e m para imprimir a mensagem do erro.

Resposta

Exercícios Resolvidos de Tratamento de Exceções

Ver Teoria