Enunciado

Faça o gráfico de cada função, sem marcar pontos, mas começando com o gráfico de uma das funções básicas dadas na seção 1.2 e então aplicando as transformações apropriadas.

y = 1 - 2   x + 3    

Passo 1

Eaee, belezinha??? Bom... a questão nos fala para fazer o gráfico da seguinte função:

y = 1 - 2   x + 3    

Mas para isso, devemos utilizar as funções básicas dadas na seção 1.2 .

Assim, vamos comparando com essas funções e assim vamos construindo o gráfico, certinho??

Se liga... uma das funções parecidas é     y = x :

Então vamos analisar qual a diferença entre as duas funções para poder definir como será o gráfico, beleza?

Então bora lá!! 😉

Passo 2

Vamos começar primeiro fazendo y = x + 3 e comparar com y = x .

Perceba que a única diferença é aquele 3 , o que significa o deslocamento da curva em três unidades para esquerda no gráfico de y = x :

Passo 3

Agora vamos comparar y = 2   x + 3 e com y = x + 3 .

Perceba que a única diferença é aquele 2 multiplicando, o que significa que devemos esticar verticalmente a curva por um fator de 2 :

Passo 4

Agora vamos comparar y = 2   x + 3 e com y = - 2 x + 3 .

Perceba que a única diferença é sinal negativo, o que significa que devemos inverter a nossa curva em relação ao eixo x :

Passo 5

Por fim, vamos comparar y = - 2   x + 3 e com y = 1 - 2 x + 3 .

Perceba que a única diferença é aquele 1 , o que significa que devemos “subir” nossa curva em 1 unidade. Assim, temos o nosso gráfico final:

Entendeu direitinho?? Responde aee 😉

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dê uma equação para o gráfico transladado. Em seguida, faça um esboço dos gráficos originais e transladados juntos, identificando cada gráfico com sua equação y = 1 x 2 Esquerda 2, abaixo 1.
Dê uma equação para o gráfico transladado. Em seguida, faça um esboço dos gráficos originais e transladados juntos, identificando cada gráfico com sua equação x 2 + y 2 = 25 Acima 3, esquerda 4.
Dê uma equação para o gráfico transladado. Em seguida, faça um esboço dos gráficos originais e transladados juntos, identificando cada gráfico com sua equação y = 1 x Acima 1, direita 1.
Dê uma equação para o gráfico transladado. Em seguida, faça um esboço dos gráficos originais e transladados juntos, identificando cada gráfico com sua equação y = x 2 / 3 Direita 1, abaixo 1.
Dê uma equação para o gráfico transladado. Em seguida, faça um esboço dos gráficos originais e transladados juntos, identificando cada gráfico com sua equação y = 1 2 x + 1 + 5 Abaixo 5, direita 1.