Cerâmicos
Teoria
E aí, tudo bem?
Neste capítulo vamos aprender sobre o que são os materiais cerâmicos e suas características.
Já se perguntou por que o vidro é transparente? Vamos descobrir o porquê!
Caracteristica dos materiais cerâmicos
Os materiais cerâmicos são materiais inorgânicos e apresentam ligações predominantemente iônica , vamos relembrar? Ligacoes iônicas são aquelas cujo objetivo é o alcance da estabilidade, ou seja, compor 8 elétrons na ultima camada de valencia.
Por exemplo:
Lembram do sal de cozinha? Conhecido também por cloreto de sódio , este é um exemplo de ligação iônica, que ocorrem entre um elemento metálico (Na) e não metálico (Cl).
O Sódio (Na) na sua bondade doa um elétron para o cloro (Cl) que possui 7 elétrons na ultima camada de valencia, com o eletron doado pelo sódio, ele encontra a sua estabilidade formando 8 eletrons. Só troca de generosidades :D
Outra característica peculiar dos materiais é o elevado ponto de fusão, o que justifica suas aplicações, como por exemplo o tijolo refratário utilizado para construir uma lareira ou ate mesmo uma churrasqueira, para comer aquela picanha mal passada. A cerâmica é altamente resistente ao calor, justamente por causa dessa característica.
Os materiais cerâmicos são geralmente duros e frágeis, mas o que isso quer dizer??? Devido suas ligações iônicas, alguns materiais cerâmicos apresentam uma dureza próxima ao diamante, resistente ao desgaste e à compressão, por exemplo. Ao mesmo tempo, sua fragilidade é devida à baixa resistência mecânica a tração, fazendo com que o material frature com facilidade.
Classificação dos materiais cerâmicos
Cristalinos: a estrutura cristalina dos cerâmicos é mais complexa que a dos metais, uma vez que eles são compostos pelo menos por dois elementos. Incluem os cerâmicos à base de Silicatos, Óxidos, Carbonetos e Nitretos. Utilizados para aplicações onde necessitam de resistência a abrasão e também utilizado em aquecedores de fornos.
E como saber que é um material cristalino? Observem a estrutura abaixo: 3 elementos diferentes e cada um ocupa uma posição distinta. Eles ficam organizadinhos no espaço de forma bem definida.
Exemplo: Titanato de Bário (BaTiO3 )
Amorfo: em geral com a mesma composição dos cristalinos, diferindo apenas o processamento. A cerâmica amorfa é o vidro. E como ele é obtido? Ele é fundido a aproximadamente 1500 °C e depois resfriado até solidificar, podendo receber o formato que desejar. O vidro comum é formado pelo aquecimento de areia de sílica (SiO2), carbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3).
E vocês já se perguntaram porque o vidro é transparente? Vamos analisar a estrutura a seguir!! Na imagem da esquerda, nota-se uma estrutura organizadinha, bonitinha, e como já vimos essa é uma estrutura cristalina. A estrutura da direita toda zoada, é uma estrutura amorfa, e nela as moléculas ficam mais distantes entre si, isso favorece na passagem de luz. Por isso que o vidro é transparente.
Vidro- cerâmico: Formados inicialmente como amorfos e tratados termicamente, também popularmente conhecido com vidro temperado. Muito utilizado em fogões, fornos de usinas, placas vitrocerâmicas e outros. A principal característica deste material é a elevada resistência ao choque térmico. Como exemplo temos o vidro usado nos cooktop.
Processos de Fabricação de Materiais Cerâmicos Cristalinos
A fabricação dos materiais cerâmicos se assemelham a produção de pãozinho de padaria. Que tem basicamente como “matéria prima”: farinha, sal, fermento e água. Estes são colocados para assar em formas até a obtenção do pão quentinho e fofinho.
Para a obtenção da cerâmica obtem-se primeiramente a matéria prima que pode ser, por exemplo: silicatos de alumínio, matérias orgânicas entre outros. Posteriormente estes são misturados com água para a formação de uma massa “plástica” denominada barbotina. Depois essa massa são conformadas, ou seja, dão formato a ela. Para isso tem difereeeeeeeeentes técnicas, que variam conforme o produto que se deseja obter: cimentos, vidros ou cerâmica particulada. Após conformados, estes são secos e queimados, também conhecido como sinterização, e acabamento final quando necessário.
Vamos conhecer as técnicas de produção dos materiais cerâmicos???
Para a obtenção do vidro temos:
- Prensagem: formação no molde é feita através da compressão de vidro com auxílio de um pino de prensagem. Utilizado para vidros de boca larga como potes de alimentos.
- Sopro: formação da embalagem tanto no molde quanto na forma são feitas com ar comprimido. Utilizados para produção garrafas de refrigerante por exemplo (boca estreita).
- Laminação: processo de fabricação do vidro laminado ocorre a partir da prensa de duas lâminas de vidro liso ou polido com uma lâmina intercalada de plástico em um forno para a sinterização.
- Conformação de fibras: feita por fiação para a obtenção das fibras. Há uma matriz com furos de diferentes diâmetros que motivarão a grossura da fibra. Os fios são puxados manualmente por um operador.
Para a obtenção de materiais particulados ou materiais cerâmicos:
- Prensagem de pó: o pó é compactado em um molde metálico por meio de pressão aplicada em uma única direção. A geometria da peça ocorre pela pressão aplicada e conformação no molde.
- Conformação hidroplástica: utilizada para a obtenção de tijolos, azulejos e etc. É uma mistura de argila com água, depois conformado e secado.
- Colagem de barbotina: é adicionado um material em suspensão (misturado a água), onde esse material é colocado em um molde de gesso poroso que “absorve”a água, sobrando apenas o material particulado que se adere a superfície obtendo então o produto final. Processo barato e simples.
- Colagem em fita: mistura cerâmica é colocada em uma esteira, semelhantes aquelas de academia, saca? Essa esteira contem uma fita flexível devido ao ligante e após o processo ela é enrolada em bobinas para depois ir para a queima.
Caracteristica dos materiais cerâmicos
Classificação dos materiais cerâmicos
Exercícios Resolvidos
Exercício Resolvido #1
Elaboração própria
Responda às afirmativas a seguir, que se referem ao processamento, comportamento e empregos dos materiais cerâmicos, com falso (F) ou verdadeiro (V).
( ) Materiais cerâmicos são materiais orgânicos e apresentam ligações iônicas
( ) Os materiais cerâmicos podem ser cristalinos, amorfos ou uma mistura de ambos.
( ) As propriedades isolantes, elevada a resistência ao calor e à corrosão os tornam apropriados para isolamento fornos.
- VVV
- VFV
- FVV
- FFF
Passo 1
Na primeira alternativa vamos analisar as afirmações. Nota-se que já é possível encontrar o primeiro erro na afirmação, os materiais cerâmicos são compostos inorgânicos, pois são formadas por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes. Exemplo: Al2O3 (óxido de alumínio), e realmente apresenta ligações iônicas, onde há o compartilhamento de elétrons para alcançar 8 elétrons na última camada de valência.
Passo 2
A segunda afirmação está correta, apresentando as três classificações: cristalinos, amorfos e vidro- cerâmicos.
Passo 3
A terceira afirmação está correta os materiais cerâmicos apresentam excelente resistência a calor, corrosão, por essas características utilizam-se em fornos, lareiras e etc.
Resposta
Alternativa 3
Exercício Resolvido #2
Elaboração própria
Sua mãe por falta de conhecimento colocou um chá quentinho em um copo de vidro e instantes depois o copo quebrou. Você como futuro engenheiro deverá explicar para sua mãe o que ocorreu.
Passo 1
Os vidros não são resistentes ao calor, ao ser adicionado o chá quente, a primeira parte do copo ao entrar em contato com o liquido, começa a sofrer expansão ao contrário das outras partes que ainda não estão “quentes”
Passo 2
Essa variação de temperatura gera um “stress” na estrutura molecular onde favorece a quebra do copo devido ao choque térmico.
Resposta
O copo quebrou devido ao choque térmico de variação de temperatura
Exercício Resolvido #3
Elaboração própria
De acordo com o processo de fabricação dos materiais cerâmicos, escolha a alternativa incorreta:
- Os materiais cerâmicos são produzidos a partir da composição de duas ou mais matérias-primas, água e outros elementos.
- Sinterização é o processo de secagem utilizado após o tratamento térmico dos materiais
- A secagem é um processo importante para a eliminacao da água residual
Passo 1
Os materiais cerâmicos são produzidos com dois ou mais elementos (silicatos, óxidos e etc.). Para obter a pasta para o processamento é adicionado a água.
Passo 2
A sinterização ocorre posteriormente a secagem, onde são submetidas a um tratamento térmico a altas temperaturas (900 ºC -1600 ºC) fornos.
Passo 3
Após a formação, as peças permanecem com a presença de água, sendo necessária a secagem para a eliminação.
Resposta
Alternativa B
Exercício Resolvido #4
Elaboração própria
De acordo com as propriedades mecânicas dos materiais cerâmicos, escolha a alternativa incorreta:
- Os materiais cerâmicos apresentam fratura frágil, com boa absorção de energia na forma de deformação elástica
- Os materiais cerâmicos apresentam fratura frágil, com pouca ou nenhuma absorção de energia na forma de deformação elástica
- Os materiais cerâmicos apresentam fratura frágil, com pouca ou nenhuma absorção de energia na forma de deformação plástica
Passo 1
Vamos reparar na figura que é um grafico de ensaio tensão x deformação de um metal e de um material cerâmico:
Repara bem que a deformação elástica (a reta, do gráfico) mostra que precisa uma boa variação na tensão para deformar uns 5%. Isso mostra grande absorção de energia na região de deformação elástica.
Já a outra parte, que não é reta, tem uma diferença de tensão bem mais baixa para a deformação variar de 5% para 10%. Isso mostra pouca absorção de energia na região de deformção plástica.
Como queremos a alternativa incorreta, letra B.
Resposta
Alternativa B
Exercício Resolvido #5
Elaboração própria
Sobre a conformação hidroplástica, escolha a alternativa incorreta:
- Mistura de água com árgila sendo facilmente deformáveis
- Mistura plástica de facil conformação
- Tijolos não podem ser obtidos por este metodo devido a materia prima empregada neste processo.
Passo 1
Como o próprio nome já nos remete, a conformação hidro (água) plástica (deformável) torna a mistura de fácil deformação.
Passo 2
Tijolos, blocos cerâmicos, azulejos e entre outros podem ser obtido através deste processo.
Resposta
Alternativa C
Exercício Resolvido #6
Elaboração própria
Sobre a barbotina marque a opção correta.
- Suspensão aquosa para ser vertida em moinho de bolas
- São usados defloculantes para obter uma massa menos hidratada
- Quanto maior o teor de água na massa melhor será as propriedades mecânicas finais do produto
- I e II
- I e III
- II e III
Passo 1
A suspensão é aquosa para facilitar o processamento e a moldagem do material
Passo 2
Sais de metais alcalinos ou amônio para uma massa com menor teor de água
Passo 3
O elevado teor de água torna o material mais frágil, pois durante a sinterização a água evapora gerando vazios.
Resposta
Alternativa A
Exercício Resolvido #7
Elaboração própria
Sobre a conformação em fita assinale a opção correta.
- Processo utilizado para a obtenção de produtos laminados
- A desvantagem deste processo é a rugosidade superficial das laminas e espessura irregular
- A velocidade da colagem das fitas não influencia no processo
- I
- I, II e III
- I e II
Passo 1
Processo ideal para a obtenção de elementos laminados
Passo 2
Este processo favorece para um bom acabamento superficial e controle da espessura das lâminas.
Passo 3
A velocidade influencia pois pode comprometer a espessura do material conformado.
Resposta
Alternativa A
Exercício Resolvido #8
Elaboração própria
Analise a imagem a seguir e determine a qual etapa do processo de obtenção dos materiais cerâmicos este se encaixa:
- Conformação
- Sinterização
- Mistura do pó com a água
Passo 1
Observem a redução da quantidade de superfície por unidade de volume
Passo 2
Ocorre a evaporação da água. Formando uma espécie de pescoço entre os grãos
Resposta
Alternativa II