Estrutura cristalina dos metais
Resumo
Fala aí, nós somos o Responde Ai, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!
Hoje vamos ter uma conversa sobre a estrutura cristalina dos metais.
Os materiais sólidos em geral, incluindo os metais, podem ser classificados como cristalinos ou amorfos. Nos materiais ditos cristalinos os átomos se arrumam em um modelo tridimensional ordenado e é essa organização que chamamos de estrutura cristalina. Os materiais amorfos não possuem nenhuma organização regular.
Essa estrutura cristalina é formada pelo que chamamos de células unitárias, que são a menor aglomeração dos átomos no espaço, que se repetem para formar a estrutura cristalina.
Na imagem acima a organização destacada se repete e forma a estrutura cristalina do material. Essa organização em destaque é a célula unitária. =)
Existem sete sistemas cristalinos conhecidos, mas os mais comuns são os cúbicos, nos quais os átomos se arranjam de forma que todos os ângulos são iguais a
Dentro dos sistemas cúbicos os átomos podem se organizar de três maneiras diferentes:
CUBO SIMPLES (CS)
Nessa organização, cada vértice do cubo é ocupado por um átomo:
CUBO DE FACE CENTRADA (CFC)
Nessa organização, cada vértice do cubo é ocupado por um átomo e temos também um átomo em cada face do cubo:
CUBO DE CORPO CENTRADO (CCC)
Nessa organização temos um átomo em cada vértice do cubo e um átomo no centro do cubo:
Mas é interessante a gente saber que existem metais que não assumem somente uma organização, alguns podem apresentar estruturas cristalinas diferentes de acordo com as condições de pressão e temperatura que eles se encontram. A esse fenômeno damos o nome de polimorfismo. Um exemplo ótimo de polimorfismo é o ferro, que pode assumir a estrutura CFC ou a estrutura CCC dependendo das condições.
Esse foi nosso papo hoje sobre estrutura cristalina dos metais.
Curtiu? Então continua com a gente para muito mais conceitos irados para você arrasar na prova!