Teoria

E aí, tudo bem?

Neste item vamos aprender sobre os tipos de operações de conformações dos materiais metálicos. Entende-se como conformação dos metais onde um corpo metálico troca de “forma”.

Vamos ver os diferentes tipos de conformação??

Laminação

É o processo mais usual pelas industrias, e com esse processo podemos obter produtos planos ou não. E o que rola? O material passa por 2 rolos que giram simultaneamente e vão “esmagando” o material (comprimindo) para reduzir a espessura e consequentemente aumentar seu comprimento. Esse processo da uma elevada produtividade e tem uma ótima precisão dimensional. O material é colocado sob elevadas tensões compressivas, por causa do rolo além das tensões cisalhantes devido ao atrito entre eles. 

Esse processo é dividido em duas etapas:

  • Laminação a quente
  • Feita bem no iníciozinho do processo, realizado através de um laminador primário de desbaste, que “embolsa” o lingote sólido e o torna uma chapa beeem grossa. A temperatura inicial desse processo varia entre (1.100 e 1.300ºC) e a final em 700 a 900ºC, após isso entramos na segunda etapa, laminação a frio.

  • Laminação a frio

Vem depois da laminação a quente para produzir de chapas, tiras e folhas de aço com uma microestrutura refinada, podendo ter materiais com boas propriedades mecânicas. As vezes pode ser feito o tratamentos térmicos como o recozimento, que dará mais ductilidade ao material. Após feito o tratamentos térmicos de recozimento mais a laminações, é possível diminuir a espessura entre 50 e 90 % .

Forjamento

É um tipo de conformação mecânica que da forma aos metais por meio de martelamento ou compressão (prensagem), onde o material terá o formato da ferramenta conformadora, chamada matriz.

Os materiais que são muito utilizados neste processo são: aços , ligas de alumínio, de cobre, de magnésio, de níquel etc. O material de partida é geralmente fundido ou, laminado (sempre prefiram essa situação pois deixa a microestrutura mais bonitinha, mais homogênea). Os processos convencionais de forjamento são executados tipicamente em diversas etapas, começando com o corte do material, aquecimento, pré-conformação mediante operações de forjamento livre, forjamento em matriz (em uma ou mais etapas) e rebarbação.

Notem a imagem acima: peças conformadas após os estágios de forjamento 1-6 (da esquerda para a direita): 1-2: recalque; 3: achatamento; 4-5: forjamento em matriz fechada; 6 produto final após remoção da rebarba. Bonitinho né?

Trefilação

O processo de trefilação nada mais é do que a passagem do material pelo orifício da máquina, empregando uma força de tração (“puxada para fora”) aplicada na saída da matriz. Apesar de serem aplicadas forças de tração, as forças que promovem a conformação são compressivas, resultantes da reação entre a matriz e o material.

Um detalhe, o processo de trefilação é sempre realizado a frio, mas pode ter um leve aumento da temperatura durante a operação, por causa do atrito gerado entre o material e a superfície da ferramenta, mas não se preocupe, não afeta as propriedades do material. Se você ainda fizer o tratamento térmico pode-se obter resistências mecânicas de até 3000 MPa. Esse processo reduz o material a um diâmetro que só se consegue por este processo.

Extrusão

Extrudar nada mais é que forçar a passagem de um material através de um orifício. Tipo a pasta de dente pela embalagem, ta ligado? Na indústria em geral, a extrusão de um material é usada para dar forma a ele e atribuir algumas características. Nas indústrias metalúrgicas ou automobilísticas, a extrusão é um processo de conformação mecânica que pode ser tanto para materiais plásticos como metálicos. Podem ser extrudadas peças longas com a seção transversal no formato que se desejar e, depois, é só corta-las para produzir diversas peças com a mesma seção transversal de uma só vez.

Estampagem

A estampagem realiza um recorte das lâminas ou chapas de metal em operação de prensagem a frio. A técnica de estampagem pode ser utilizada em diversos elementos, sendo uma boa opção para termos peças com baixas espessuras de diversas ligas metálicas e não metálicas. As operações básicas em que se utiliza a estampagem são: corte, embutimento e desdobramento e repuxo.

Laminação

Forjamento

Trefilação

Extrusão

Estampagem

Exercícios de Livros Relacionados