Enunciado
Ciência dos Materiais - Callister - Ciência e Engenharia de Materiais. Uma Introdução- Ed: 8º - Capítulo 10.Perguntas e Problemas - Ex. 24
A mostra o diagrama de transformação por resfriamento contínuo para uma liga ferro-carbono contendo . Faça uma cópia dessa figura e então esboce e identifique as curvas de resfriamento contínuo para produzir as seguintes microestruturas:
- Perlita fina e cementita proeutetoide;
- Martensita;
- Martensita e cementita proeutetoide;
- Perlita grosseira e cementita proeutetoide;
- Martensita, perlita fina e cementita proeutetoide.
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.
O item (a) nos pede para descrever a trajetória no gráfico para obter perlita fina e cementita proeutetoide.
Obtemos estas composições com um resfriamento mais lento para que o material passe pela zona de transformação da austenita em cementita e da austenita em perlita a uma temperatura mais alta.
O item (b) nos pede para descrever a trajetória no gráfico para obter Martesita.
Obtemos esta composição através de um resfriamento brusco, para que o material não passe por nenhuma zona de transformação a não ser a de austenita em martensita.
O item (c) nos pede para descrever a trajetória no gráfico para obter Martensita e cementita proeutetoide.
Obtemos estas composições com um resfriamento rápido de modo que o material passe somente pela zona de transformação da austenita em cementita.
O item (d) nos pede para descrever a trajetória no gráfico para obter perlita grossa e cementita proeutetoide.
Obtemos estas composições com um resfriamento mais lento que o do item (a) para que o material passe pela zona de transformação da austenita em cementita e da austenita em perlita a uma temperatura mais alta em relação à temperatura do item (a).
O item (e) nos pede para descrever a trajetória no gráfico para obter Martensita, perlita fina e cementita proeutetoide.
Obtemos estas composições com um resfriamento intermediário dentre os itens expostos anteriormente para que o material passe pela zona de transformação da austenita em cementita e da austenita em perlita a uma temperatura intermediária fazendo com que a austenita não seja totalmente transformada em cementita e perlita, sobrando para ser transformada em martensita.
Passo 2
O gráfico com os caminhos está exposto abaixo:
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)