Cite duas diferenças importantes entre os diagramas de transformação por resfriamento contínuo para os aços carbono comuns e os aços-liga.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.

Os diagramas de transformação por resfriamento contínuo são construídos a partir das temperaturas críticas de transformação. Essas temperaturas nos dão os limites de taxa de resfriamento para formar determinada microestrutura.

Para os diagramas de aço-carbono teremos a curva de transformação martensitica e perlitica enquanto no diagrama dos aços-liga, teremos a presença da curva de transformação para a bainita também.

Outra diferença que pode ser citada é que a curva perlitica proeutetoide para aços-carbono são posicionadas em tempos mais curtos do que para os aços-liga.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Cite duas razões pelas quais a martensita é tão dura e frágil.
Determine os limites de resistência à tração aproximados para amostras de uma liga ferro-carbono eutetóide que sofreram os tratamentos térmicos descritos nos itens (a) e (c) do Problema 10.23 .
(a) Descreva sucintamente a diferença microestrutural entre a cementita globulizada e a martensita revenida.(b) Explique por que a martensita revenida é muito mais dura e resistente.
Para um aço eutetóide, descreva tratamentos térmicos isotérmicos que seriam necessários para produzir amostras com as seguintes durezas Rockwell:a) 93 HRBb) 40 HRC(c) 27 HRC
Classifique as seguintes ligas ferro-carbono e suas microestruturas associadas em ordem decrescente de limite de resistência à tração:(a) 0,25 % p C com cementita globulizada(b) 0,25 % p C com perlita