O arseneto de gálio () e o fosfeto de gálio () têm ambos a estrutura cristalina da blenda de zinco e são solúveis um no outro em todas as concentrações. Determine a concentração em porcentagem em peso de que deve ser adicionada ao para produzir um comprimento de aresta da célula unitária de . As massas específicas do e do são de e , respectivamente.
Passo 1
Certo galera, vamos lá! Este problema pede que determinemos a concentração (em porcentagem de peso) de que deve ser adicionada aos para produzir uma unidade de comprimento de borda celular de . As densidades de GaAs e GaP foram dadas no problema! Para começar, é necessário empregar a Equação (13.1), porque elas nos dá a unidade de volume celular, para a liga . Esquematizados? Se sim, vamos prosseguir! Se não, dá uma lida nesse passo denovo, perfeito? Portanto, da equação temos que:
Passo 2
Na medida em que ambos os materiais possuem a estrutura cristal de zinco blende, que tem simetria cúbica, o é apenas o cubo do comprimento da célula unitária, . Ou seja:
De boas? Então agora vamos construir umas expressões para e para em termos de concentração de . Logo, vamos voltar mais um pouquinho e vamos usar as específicas para cada termo (que bom que não precisamos deduzir elas a partir do nada, não?!) Logo:
Cool? Passando para o , temos:
Passo 3
Dentro da célula da unidade do blende de zinco existem quatro unidades de fórmula, e assim, o valor de da expressão de volume celular pode ser escrito em termos da concentração de GaP em porcentagem de peso, da seguinte forma:
Resolvendo essa expressão para , temos: