Para cada forma de corrosão, excluindo a uniforme, faça o seguinte:
a) Descreva por que, onde e as condições sob as quais a corrosão ocorre.
b) Cite três medidas que podem ser tomadas para prevenir ou controlar a corrosão
Passo 1
E aí gurizadaaa, tudo Belezinha??! Vem comigo diferenciar os principais tipos de corrosões....
- Por placas: A velocidade da deterioração é bem progressiva e os pedaços vão se desprendendo da peça aos poucos. Com o tempo, elas vão ficando mais espessas e se rompe, expondo as áreas antes protegidas ao processo de ferrugem. Essa é a razão pelas qual as escavações são formadas, formando um desnível na peça, e também por apenas algumas partes serem afetadas.
- Alveolar: É um tipo de corrosão na qual há desníveis e escavações, mas de características diferentes das encontradas na variedade de placas. Por isso, distinguir ambas é muito simples e em apenas uma vistoria é possível a identificação. As escavações são mais redondas, com profundidade bem menor do que o diâmetro. Também é chamada de corrosão por pites.
- Intergranular: Com o passar do tempo, o metal vai perdendo força até se romper. Nesse tipo de corrosão, isso ocorre entre os grãos de sua rede cristalina. Um fator que facilita a ruptura é a força mecânica. A corrosão vai seguindo um caminho por onde os grãos vão se destacando e o material vai ficando mais fraco e propício ao rompimento. É uma corrosão muito comum em aços inoxidáveis.
- Empolamento por hidrogênio: As áreas afetadas costumam não ser contínuas. Ao penetrar no material, o hidrogênio se transforma no molecular e, com a pressão, o metal vai criando bolhas que, estouradas, geram orifícios e ferrugem.
- Em fresta: É muito similar ao cordão de solda, mas, nesse tipo de corrosão, peças como arruelas, porcas, roscas e parafusos são atingidos. Pode também atingir soldas, principalmente as que estiverem próximas às peças oxidadas.
- Esfoliação: É um dos tipos de corrosão mais encontrados em chapas. Ocorre paralelamente à superfície metálica e é facilitado até mesmo pelo trabalho mecânico. O material é desintegrado em forma de placas paralelas ao reagir com o meio ambiente. A esfoliação é bem comum em liga de alumínio.
Passo 2
b) Proteção catódica, Revestimentos e Uso de ligas metálicas especiais
Resposta
- Por placas, Alveolar, Intergranular, Empolamento por hidrogênio, Em fresta, Esfoliação
b) Proteção catódica, Revestimentos e Uso de ligas metálicas especiais