- Escreva as possíveis semirreações de oxidação e de reação que ocorrem quando o magnésio é imerso em cada uma das seguintes soluções: (i) HCl, (ii) uma solução de HCl contendo oxigênio dissolvido e (iii) uma solução de HCl contendo oxigênio dissolvido e, além disso, íons .
Passo 1
Pra resolver a letra a, a gente vai avaliar o tipo de meio e as semireações que podem estar envolvidas. Uma coisa que pode ajudar é olhar a tabela 17.1 do livro!
- Pra esse cenário, a gente tem que pensar que o HCl em solução vai gerar íons e . Como o Magnésio tem uma grande tendência a se oxidar, ou seja, perder elétrons, a presença dos íons só vão contribuir pra que isso aconteça. Beleza? O vai ser inerte já que ele já tá eletronicamente carregado negativamente.
A questão pede só as semireações, mas a gente também poderia somar as duas pra achar a reação global, beleza?
Passo 2
Analisando agora o cenário (ii):
Se a gente olhar lá na tabela 17.1 a gente vê que a mistura de com íons tem um potencial redutor maior do que só o íon sozinho. Então além da reação de oxidação do magnésio, vamos ter também a formação de água:
Passo 3
Agora analisando o cenário (iii):
Nesse caso, além das semireações do caso (ii), já que ainda temos oxigênio dissolvido, vamos ter íons disputando esses elétrons.
Resposta
- e
- e
- , e
Exercícios de Livros Relacionados
Explique sucintamente a diferença entre as reações eletroquímicas de oxidação e redução.Qual a reação ocorre no anodo e qual ocorre no catodo?
Calcule a voltagem a 25 ℃ ℃ de uma pilha eletroquímica que consiste em cádmio puro imerso em uma solução 2x10 - 3 M de íons C D 2 + e ferro puro em uma solução 0,4M de íons F e 2 + .Escreva a reação e
Escreva as possíveis semirreações de oxidação e de reação que ocorrem quando o magnésio é imerso em cada uma das seguintes soluções: (i) HCl, (ii) uma solução de HCl contendo oxigênio dissolvido e (ii
Calcule o valor da constante K para a TPC em mpa e i em μ A / c m ² ( 10 - 6 A / c m ² ) ² ² .
Demonstre que a TPC está relacionada à densidade de corrente e corrosão i (A/cm²) por meio da expressão T P C = K A i n ρ Em que K é uma constante, A é o peso atômico do metal que está sofrendo corros