- Cite sucintamente as principais diferenças entre as ligações iônica, covalente e metálica.
- Diga o princípio da exclusão de Pauli.
Passo 1
Pra responder a letra A, temos que lembrar como funcionada cada tipo de ligação!
A ligação iônica acontece entre um átomo que está disposto a perder elétrons (ex: metais das famílias 1, 2 e 3) e um átomo que tem disposição para ganhar elétrons (ex: ametais das famílias 15, 16 e 17). A interação entre os átomos é devido à força eletrostática entre a carga positiva do cátion (metal que perdeu elétrons) e a carga negativa do ânion (ametal que ganhou elétrons).
A ligação covalente em geral é realizada por ametais, onde ocorre o compartilhamento de um par de elétrons (um de cada átomo).
A ligação metálica ocorre em metais, que em geral estão dispostos a perder elétrons, sendo assim, é formada uma “nuvem eletrônica” entre os átomos, fazendo com que haja a ligação entre as cargas positivas e negativas.
Passo 2
Pra responder a letra b, precisamos lembrar o que diz o princípio de exclusão de Pauli e pra que le é usado!
Para cada elétron em um átomo pode ser associado um conjunto de números quânticos (códigos matemáticos referentes a energia do elétron), que determinam a posição ocupada por esse elétron. O Princício da Exclusão de Pauli diz que, dois elétrons de um mesmo átomo não podem ter os 4 números quânticos iguais.
Resposta
- A ligação iônica acontece entre um átomo que doa elétrons e outro que recebe.
- O Princício da Exclusão de Pauli diz que, dois elétrons de um mesmo átomo não podem ter os 4 números quânticos iguais.
Na ligação covalente ocorre o compartilhamento de um par de elétrons (um de cada átomo). Na ligação metálica é formada uma “nuvem eletrônica” entre os átomos que perdem elétrons, fazendo com que haja a ligação entre as cargas positivas e negativas.