Enunciado

Qual(is) tipo(s) de ligação(ões) seria(m) esperado(s) para cada um dos seguintes materiais: latão(uma liga cobre-zinco), borracha, sulfeto de bário ( B a S ), xenônio sólido, bronze, náilon e fosfeto de alumínio ( A l P ).

Passo 1

Pra resolver essa questão, precisamos lembrar como funciona cada tipo de ligação e quem está mais propenso a fazer cada uma delas!

A ligação iônica acontece entre um átomo que está disposto a perder elétrons (ex: metais das famílias 1, 2 e 3) e um átomo que tem disposição para ganhar elétrons (ex: ametais das famílias 15, 16 e 17).

A ligação covalente em geral é realizada por ametais, onde ocorre o compartilhamento de um par de elétrons (um de cada átomo).

A ligação metálica ocorre em metais, que em geral estão dispostos a perder elétrons, sendo assim, é formada uma “nuvem eletrônica” entre os átomos, fazendo com que haja a ligação entre as cargas positivas e negativas.

Resposta

Latão ( C u - Z n ) – Ligação metálica

Borracha – Ligação Covalente

Sulfeto de Bário ( B a S ) – Ligação Iônica

Xenônio sólido – Ligação covalente

Bronze – Ligação metálica

Náilon – Ligação covalente

Fosfeto de Alumínio ( A l P ) – Ligação Iônica ou Covalente

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A qual grupo na tabela periódica um elemento com número atômico 114 pertenceria?
Sem consultar a Figura 2.6 ou a tabela 2.2, determine se cada uma das configurações eletrônicas dadas abaixo corresponde a um gás inerte, um halogênio, um metal alcalino, um metal alcalino terroso ou
Em relação à configuração eletrônica, o que todos os elementos no grupo VIIA da tabela periódica têm em comum?
A energia potencial resultante E entre dois íons adjacentes é, algumas vezes, representada pela expressão E = - C r + D exp ⁡ - r ρ Na qual r é a separação interiônica e C, D E ρ são constantes cujos
Considerando a tabela 2.2 determine o número de ligações covalentes que são possíveis para os átomos dos seguintes elementos: germânio, fósforo, selênio e cloro.