Considere um monocristal metálico que está orientado tal que a normal ao plano de escorregamento e a direção de escorregamento formam ângulos de 43,1 ° e 47,9 ° , respectivamente, com o eixo de tração. Se a tensão cisalhante rebatida crítica é de 20,7 MPa ( 3000 psi), a aplicação de uma tensão de 45 MPa ( 6500 psi) causará o escoamento do monocristal? Caso negativo, qual será a tensão necessária?

Passo 1

Olá! Tudo bem? Esse problema exige que determinemos se um monocristal metálico com uma orientação específica e com uma determinada tensão cisalhante rebatida crítica escoará.

Nos é dado que:

ϕ = 43,1 °

λ = 47,9 °

Da equação 7.2 (pág. 176 ; 8 ª Ed.), temos:

τ R = σ cos ⁡ ϕ cos ⁡ λ = 45   M P a cos ⁡ 43,1 ° cos ⁡ 47,9 ° = 22   M P a = 3181   p s i

Como a tensão de cisalhante rebatida ( 22   MPa) é maior que a tensão cisalhante rebatida crítica (20,7 MPa), o monocristal escoará.

Resposta

Sim, haverá escoamento do monocristal.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Cite as relações entre a direção de aplicação da tensão cisalhante e a direção do movimento da linha da discordância para as discordâncias aresta, espiral e mista.
Um sistema de escorregamento para a estrutura cristalina HC é 0001 11 2 - 0 . De maneira semelhante à Figura 7.6 b , esboce um plano do tipo { 0001 } para a estrutura HC e, usando setas, indique três
É possível que duas discordâncias espirais com sinais opostos se aniquilem mutuamente? Explique sua resposta.
(a) Defina um sistema de escorregamento.(b) Todos os metais possuem o mesmo sistema de escorregamento? Por que sim, ou por que não?
Para se ter uma perspectiva das dimensões dos defeitos atômicos, considere uma amostra metálica com uma densidade de discordâncias de 10 4m m - 2 . Suponha que todas as discordâncias em um volume de 1