Descreva sucintamente as duas técnicas empregadas para proteção galvânica.

Passo 1

Opa, tudo certo? Para proteção galvânica, temos o método de corrente impressa e o método anódico galvânico. Vamos falar um pouco sobre cada um.

No método anódico galvânico teremos um ânodo de sacrifício eletricamente acoplado ao metal que deve ser protegido. Com isso o ânodo de sacrifício irá oxidar preferencialmente dando os elétrons ao metal que deve ser protegido, mantendo assim o metal livre da corrosão.

Já no método de corrente impressa, uma corrente impressa de uma fonte CC externa ajuda a fornecer excesso de elétrons ao metal que deve ser protegido. Com isso, o metal é liberado da corrosão.

Resposta

Método anódico galvânico: Utiliza um ânodo de sacrifício que irá oxidar e fornecer elétrons para o metal a ser protegido, livrando-o assim da corrosão.

Método de corrente impressa: Neste método uma corrente impressa de uma fonte CC fornece excesso de elétrons ao metal a ser protegido, livrando-o assim da corrosão.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma chapa grossa de aço corroída com área de 400 cm² está exposta ao ar próximo ao oceano. Após o período de um ano, verificou-se que a placa perdeu 375 g devido à corrosão. Isso corresponde a qual ta
Demonstre que a constante K na equação 17.23 terá valores de 534 e 87,6 para a TPC em unidades mpa e mm/ano, respectivamente.
Cite as principais diferenças entre as polarizações por ativação e por concentração. Sob quais condições a taxa de polarização por ativação controla a taxa de reação? Sob quais condições a polarização
Descreva o fenômeno do equilíbrio dinâmico em relação às reações eletroquímicas de oxidação e redução. Qual é a densidade de corrente de troca?
Usando os resultados do Problema 17,13, calcule a taxa de penetração de corrosão, em mpa, para a corrosão do ferro no ácido cítrico (para formar íons Fe 2+) se a densidade de corrente de corrosão é de