Deseja-se produzir uma liga ferro-carbono com uma dureza mínima de 175 HB e uma ductilidade mínima de 52 % R A . Essa liga é possível? Se esse for o caso, qual será sua composição e sua microestrutura (as perlitas grosseira e fina e a cementita globulizada são alternativas)? Se isso não for possível, explique por quê.

Passo 1

Olá! Tudo bem? Este problema indaga sobre a possibilidade de produzir uma liga ferro-carbono com uma dureza mínima de 175 HB e uma ductilidade mínima de 52 % R A . A composição e a microestrutura devem ser especificadas. Para resolver esse problema, devemos consultar as Figuras 10.30 a e b .

Podemos organizar uma tabela com as faixas de composição para as perlitas grosseira e fina e a cementita globulizada que atendem aos critérios estipulados.

Percebemos que apenas a cementita globulizada tem uma faixa de composição para as restrições de dureza e ductilidade; a cementita globulizada teria necessariamente que ter um teor de carbono superior a 0,70 % p   C .

Resposta

Apenas a cementita globulizada tem uma faixa de composição para as restrições de dureza e ductilidade; a cementita globulizada teria necessariamente que ter um teor de carbono superior a 0,70 % p   C .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

É possível produzir uma liga ferro-carbono com composição eutetóide que tenha uma dureza mínima de 90 HRB e uma ductilidade mínima de 35 % RA? Se isso for possível, descreva o tratamento térmico por r
É possível produzir uma liga de ferro-carbono que tenha um limite mínimo de resistência à tração de 690 M P a ( 100.000p s i ) e uma ductilidade mínima de 40 % R A ? Se isso for possível, qual será su