É possível produzir uma liga de ferro-carbono que tenha um limite mínimo de resistência à tração de () e uma ductilidade mínima de ? Se isso for possível, qual será sua composição e microestrutura (as perlitas grosseira e fina, e a cementita globulizada são alternativas)? Se isso não for possível, explique por quê.
Passo 1
Olá! Tudo bem? Esse problema pergunta se é possível produzir uma liga ferro-carbono que tenha uma resistência à tração mínima de () e uma ductilidade mínima de . Se tal liga for possível, sua composição e microestrutura devem ser estipuladas. Na Equação , essa resistência à tração corresponde a uma dureza Brinell de
De acordo com as Figuras e , podemos organizar em uma tabela as faixas de composição para as perlitas fina e grosseira e cementita globulizada, que atendem aos critérios estipulados.
Portanto, apenas a perlita fina possui uma sobreposição de faixa de composição para os requisitos de dureza e ductilidade ( veja que é impossível para a cementita globulizada e para a perlita grosseira, que atinge a dureza somente acima de C); a perlita fina teria necessariamente que ter um teor de carbono entre e .
Resposta
Apenas a perlita fina possui uma sobreposição de faixa de composição para os requisitos de dureza e ductilidade ( veja que é impossível para a cementita globulizada e para a perlita grosseira, que atinge a dureza somente acima de C); a perlita fina teria necessariamente que ter um teor de carbono entre e .