1. Escreva as possíveis semirreações de oxidação e de reação que ocorrem quando o magnésio é imerso em cada uma das seguintes soluções: (i) HCl, (ii) uma solução de HCl contendo oxigênio dissolvido e (iii) uma solução de HCl contendo oxigênio dissolvido e, além disso, íons F e 2 + .
  2. Em qual dessas soluções você esperaria que o magnésio oxidasse mais rapidamente? Por quê?

Passo 1

Pra resolver a letra b, seria uma boa dar uma olhada na tabela 17.1 do capítulo, que é a tabela de potenciais padrão.

Vamos pensar aqui comigo, o potencial catódico da mistura de O 2 com íons H + é maior do que o do íon H + sozinho. Então o caso (ii) já ganha do caso (i)!

Agora, no caso 3, além dessa semireação a gente ainda tem o F e + 2 querendo ganhar elétron. Tudo bem que normalmente o Ferro tá é perdendo elétrons, mas como o potencial de oxidação do magnésio é maior, ele que vai estar perdendo elétrons ali. Além disso, o F e + 2 que tá em solução já perdeu seus elétrons. Show?

Resposta

  1. Caso (iii)
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

(b) Como observado na Verificação de Conceitos 17.4(b), a corrosão galvânica é prevenida fazendo-se um contato elétrico entre ambos os metais no par e um terceiro metal que é anódico em relação aos ou
Uma chapa grossa de aço corroída com área de 400 cm² está exposta ao ar próximo ao oceano. Após o período de um ano, verificou-se que a placa perdeu 375 g devido à corrosão. Isso corresponde a qual ta
Demonstre que a constante K na equação 17.23 terá valores de 534 e 87,6 para a TPC em unidades mpa e mm/ano, respectivamente.
Cite as principais diferenças entre as polarizações por ativação e por concentração. Sob quais condições a taxa de polarização por ativação controla a taxa de reação? Sob quais condições a polarização
Descreva o fenômeno do equilíbrio dinâmico em relação às reações eletroquímicas de oxidação e redução. Qual é a densidade de corrente de troca?