Explique sucintamente por que a dureza da martensita revenida diminui com o tempo de revenido (sob uma temperatura constante) e com o aumento da temperatura (com um tempo de revenido constante).

Passo 1

Faaala aê! Tudo bem? Vamos tentar resolver essa questão de maneira simples? Então vamos lá!

A dureza da martensita revenida depende da área limite da fase ferrita-cementita. Como esses limites de fase são barreiras ao movimento das discordâncias, quanto maior a área, mais dura será a liga.

A microestrutura da martensita temperada consiste em pequenas partículas de cementita do tipo esfera embebidas em uma matriz de ferrita. À medida que o tamanho das partículas de cementita aumenta, a área limite da fase diminui e a liga se torna mais macia.

Portanto, com o aumento do tempo de revenimento, as partículas de cementita crescem, a área de contorno da fase diminui e a dureza diminui e à medida que a temperatura do revenido é aumentada, a taxa de crescimento de partículas de cementita também aumenta, e a liga amolece, novamente, devido à diminuição na área de fronteira da fase.

Resposta

Veja a resolução completa!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Cite duas razões pelas quais a martensita é tão dura e frágil.
Determine os limites de resistência à tração aproximados para amostras de uma liga ferro-carbono eutetóide que sofreram os tratamentos térmicos descritos nos itens (a) e (c) do Problema 10.23 .
(a) Descreva sucintamente a diferença microestrutural entre a cementita globulizada e a martensita revenida.(b) Explique por que a martensita revenida é muito mais dura e resistente.
Para um aço eutetóide, descreva tratamentos térmicos isotérmicos que seriam necessários para produzir amostras com as seguintes durezas Rockwell:a) 93 HRBb) 40 HRC(c) 27 HRC
Classifique as seguintes ligas ferro-carbono e suas microestruturas associadas em ordem decrescente de limite de resistência à tração:(a) 0,25 % p C com cementita globulizada(b) 0,25 % p C com perlita