Enunciado

Explique sucintamente por que os polímeros amorfos são transparentes, enquanto os polímeros predominantemente cristalinos são opacos ou, na melhor das hipóteses translúcidos.

Passo 1

Fala ai! A transparência do materiais poliméricos está relacionada com a sua capacidade interna de refletância. Como assim? Em alguns materiais, quando o feixe de luz chega dentro dele, ele é defletido, ou espalhado, de forma que a luz meio que se perde lá dentro. A luz não é refletida pro lado de fora do material (que nem um espelho) e nem é transmitida (que nem um vidro).

Essa capacidade de refletância interna é diretamente ligada com o grau de cristalinidade do polímero, porque se a estrutura do polímero for compactada organizadinha é muito mais fácil do feixe de luz sair batendo em tudo lá dentro e o material ser opaco ou translúcido. Agora, se o material for amorfo, é bem mais provável também que existam “buracos” maiores dentro do material que deixem o feixe de luz passar pro outro lado.

Resposta

Porque polímeros cristalinos tem maior capacidade de refletância interna impedindo que a luz passe e os materiais amorfos possuem mais “vazios” que deixam o feixe de luz passar.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Descreva sucintamente o fenômeno da polarização eletrônica pela radiação eletromagnética.
A luz visível com comprimento de onda de 6x10 - 7 m apresenta aparência laranja. Calcule a frequência e a energia de fótons dessa luz.
Como o tamanho dos íons componentes afeta a extensão da polarização eletrônica nos materiais iônicos?
Um material pode ter um índice de refração menor que a unidade? Por que sim, ou por que não?
Os índices de refração da sílica fundida e do vidro de cal de soda no espectro visível são de 1,458 e 1,51, respectivamente. Considerando os dados na Tabela 18.5, determine a fração da constante dielé